segunda-feira, agosto 10, 2015

Sobradinho está com 15,72% e Itaparica com 14,29% de volume útil


Foto: CBH Paracatu

Após um período parecido com um inverno em Petrolândia e região, em que houve dias nublados, algumas chuvas e várias noites frias, a dura e quente realidade voltou ao nosso cotidiano, a nos fazer lembrar que a crise hídrica ainda está presente. 

O monitoramento da Bacia do Rio São Francisco, feito pela Chesf e disponibilizado pela Agência Nacional de Águas-ANA, em seu último boletim, de hoje (10), informa que os reservatórios de Três Marias conta com 30,83%, Sobradinho com 15,72% e Itaparica com 14,29% de volume útil. 

O que dizer? É pouco o que há de água e de esperança para uma rápida recuperação do que foi perdido, diante da ausência de perspectiva de chuvas substanciais e soluções consistentes, além da perpetuada e crescente redução da vazão do rio. Atualmente a vazão praticada é de 900 metros cúbicos por segundo. 

Apesar da situação periclitante do São Francisco, o cenário não é tão ruim que não possa piorar. Não nos surpreenderia a vazão ser ainda mais reduzida ao se aproximarem o sol do verão e a lama dos reservatórios da superfície. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário