Publicidade

IF Sertão PE - Câmpus Floresta tem inscrições abertas para especialização em Educação dirigido a professores indígenas e quilombolas


Foi publicado, no dia 25 de junho o Edital nº 50/2015, referente ao processo seletivo para o curso de pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial, oferecido pelo câmpus Floresta do IF Sertão-PE. Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas para portadores de diplomas de graduação, sendo 40 destinadas aos profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas e comunidades quilombolas do Estado de Pernambuco e 10 para os demais candidatos.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de julho a 4 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria de Controle Acadêmico do câmpus Floresta, mediante a entrega da documentação necessária. Também serão aceitas inscrições através dos Correios, desde que todos os documentos sejam postados até o último dia de inscrição.

De acordo com o edital, o processo seletivo será realizado por uma comissão multidisciplinar, composta por servidores do IF Sertão-PE e representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) e do Núcleo de Educação da Comissão de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. A seleção será feita com base na análise da documentação apresentada e/ou na avaliação curricular dos candidatos, conforme cada categoria. O resultado final será divulgado até 31 de agosto.

Metodologia – Com projeto pedagógico inovador, o curso terá duração de 15 meses e será realizado em duas etapas: uma presencial, realizada no câmpus Floresta do IF Sertão-PE, e outra na comunidade, que acontecerá no próprio espaço de atuação e vivência dos estudantes (ou seja, nos territórios indígenas e comunidades quilombolas). O art. 20 do edital, em seu parágrafo único, ressalta que “serão respeitadas as experiências pedagógicas vivenciadas nas escolas indígenas e quilombolas pelos/as estudantes/as, que são professores/as com perfil de liderança em suas aldeias e comunidades”. Além disso, os alunos participantes do curso com frequência de 75% da carga horária, em cada módulo da etapa presencial, receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 250, para custeio das despesas com transporte, alimentação e estadia na cidade de Floresta-PE.

Para mais informações sobre o processo seletivo e o funcionamento do curso, acesse o edital aqui e confira o cronograma abaixo.

Cronograma
6 de julho a 4 de agosto – Período de inscrições (presenciais ou via Correios)
31 de agosto – Divulgação do resultado final
7 a 11 de setembro – Matrículas (para os candidatos selecionados)
17 e 18 de setembro – Início das aulas

Por Tito Souza / Ascom IF Sertão PE

Comentários

Publicidade