quinta-feira, junho 04, 2015

Operários de Paulo Afonso (BA) morrem eletrocutados em obra da usina Jirau, em Rondônia

Vítimas foram eletrocutadas ao trabalharem na construção da hidrelétrica. Obra de Jirau integra PAC; perícia técnica vai apontar causas do acidente.

Dois trabalhadores do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, instalada no Rio Madeira, em Rondônia, morreram na manhã desta quarta-feira (3). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), os operários foram eletrocutados. Uma perícia ainda vai apontar as causas do acidente. A construção de Jirau faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

As mortes aconteceram por volta das 10h, quando os trabalhadores realizavam serviços na construção da usina, localizada em Nova Mutum (RO), a cerca de 100 quilômetros de Porto Velho. Os operários eram funcionários da Enesa Engenharia, uma das empresas contratadas para atuar no canteiro de obras de Jirau. Eles foram identificadas até o momento como sendo Darci e Carlos de Sousa Gomes e seriam da cidade de Paulo Afonso-BA.

Uma equipe do Sticcero está na usina verificando as condições do local e se os trabalhadores estavam utilizando equipamentos de segurança na hora do acidente. A Polícia Técnica da capital foi chamada e irá realizar uma perícia no canteiro.

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária responsável por Jirau, disse ao G1 que a Usina Hidrelétrica Jirau exige o cumprimento de todas as normas e da legislação de segurança do trabalho, em todos os seus contratos, bem como realiza fiscalização permanente. A concessionária afirma ainda que, neste caso específico, as informações do ocorrido estão a cargo da Enesa Engenharia, que lamenta o fato e se solidariza com os familiares envolvidos e com a Enesa.


A Enesa Engenharia foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o caso, todavia, segundo o porta de notícias 'Alerta Rondônia', os funcionários estavam retirando a peça do bulbo de uma das turbinas, quando a mesma acabou tocando em uma rede de energia e ocasionado a fatalidade.Uma das vítimas teria tentado ajudar o amigo que já estava morrendo e acabou sendo eletrocutada.

Os trabalhadores ficaram cerca de 10 minutos recebendo um grande volume de descarga elétrica,até que a energia fosse interrompida manualmente.

Com informações de Ana Fabre (G1-RO), do site Rondônia Alerta Rondônia e Blog de Ozildo Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário