sexta-feira, junho 26, 2015

Equipes do Cabo e de Ipojuca trabalham em Plano Diretor Integrado

Foto: Ascom Agência CONDEPE/FIDEM

Foram iniciados os trabalhos para a revisão dos Planos Diretores Participativos dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, que serão construídos de forma integrada. Uma reunião inicial foi realizada na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) com representantes da entidade estadual, das duas prefeituras e da consultora Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, visando elaborar o cronograma das atividades que prevê, por exemplo, a elaboração de um diagnóstico situacional, de fóruns participativos e audiência pública. O prazo previsto para conclusão das ações é novembro deste ano.

Uma nova reunião está prevista para a próxima segunda-feira (29), quando será validado o plano de trabalho e definidos os compromissos de cada um na construção das novas normas.

A revisão dos planos diretores do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca faz parte do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape, no Projeto 4, referente à elaboração/atualização das legislações urbanísticas. O diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, comentou que a revisão destas normas é uma oportunidade de repensar o território em busca da promoção do desenvolvimento equilibrado, que compatibilize crescimento econômico com sustentabilidade ambiental e social. "É essencial que haja uma compatibilização, dentro da visão regional e integrada, destes dois territórios que possuem interfaces na utilização dos serviços sociais e urbanos, a exemplo da mobilidade", disse o diretor.

Os planos diretores do Cabo e de Ipojuca mais recentes foram elaborados em 2006 e 2008, respectivamente. Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Marcos Germano, presente ao encontro, o Plano Diretor vai definir de fato as diretrizes que vão levar a uma cidade sustentável e equilibrada, boa de se viver". Já a diretora de Controle Urbano e Meio Ambiente de Ipojuca, Terezinha Uchoa avaliou a atualização da ferramenta como um avanço no planejamento e ordenamento do município. "Todas as ações que envolvem o Plano permitem uma melhor qualidade de vida para os ipojucanos", ressalta.

Assessoria de comunicação da Agência CONDEPE/FIDEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário