quinta-feira, abril 23, 2015

“Acreditamos na educação como agente transformador”, destaca André de Paula


Secretário abre evento sobre direitos e deveres do ciclista. Parceria da Secretaria das Cidades e Colégio Fazer Crescer contemplará cerca de 290 alunos (Foto: Raul Buarque/Secid)

O secretário das Cidades, André de Paula, na manhã desta segunda-feira, 22, esteve no Colégio Fazer Crescer (bairro do Rosarinho), abrindo o ciclo de palestras ‘Amigo do Ciclista’ – que até o dia 30 trabalhará com estudantes temas como segurança, direitos e deveres de quem faz da bicicleta principal modal de transporte.

Cerca de 290 alunos participarão do evento promovido pela Secretaria das Cidades (Secid), por meio do programa Pedala PE, com o objetivo de estimular o convívio harmônico entre motoristas e ciclistas no trânsito. O presidente do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Charles Ribeiro, e a coordenadora do Pedala PE, Rosaly Almeida, também estiveram presentes na abertura.

“Acreditamos na educação como agente transformador. E eu fiz questão de vir até aqui porque uma das nossas ações de conscientização está voltada para quem vai construir o futuro do nosso Estado e do nosso País. Esta foi a primeira escola visitada por nossa equipe, mas iremos até outras. Falaremos exaustivamente sobre o tema. O Governo de Pernambuco está preocupado com a questão, e por isso estamos adotando um conjunto de medidas que ajudem a promover uma boa convivência entre condutores de veículos, motorizados ou não”, destacou André de Paula.

O secretário ressaltou a importância de estimular o uso da bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como alternativa para cuidar da saúde e preservar o meio ambiente. “O nosso País fez uma aposta equivocada nas últimas décadas, quando priorizou transporte individual ao invés do coletivo. Não houve preocupação, por exemplo, com os engarrafamentos que prejudicam grandes, médias e até pequenas cidades. Esse fato poderia ser amenizado, se houvesse qualidade e conforto no transporte coletivo, e, assim, considerássemos que um ônibus é capaz de substituir 50 automóveis”, argumentou.

Campanha do metro e meio

O ciclo de palestras ‘Amigo do Ciclista’ faz parte das ações educativas realizadas pela Secid no Estado. “Além de estar ensinando aos alunos a conduta correta dos diversos atores no trânsito, também nos ajudará a divulgar a campanha que determina ao condutor de veículo a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média, sob penalidade de multa nos casos de descumprimento. Essa determinação consta no artigo 201 da Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explica Rosaly Almeida.

A coordenadora do Pedala PE lembra que o Colégio Fazer Crescer é uma das instituições contempladas pela Secid com o Selo Empresa Amiga do Ciclista. “Trata-se de um reconhecimento público às empresas que incentivam os funcionários à utilização da bicicleta como meio de transporte, ajudando, assim, na preservação ambiental e à mobilidade urbana”, completa Rosaly.

SECID-PE
Por Alessandra Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário