segunda-feira, março 09, 2015

Receita recebe mais de 1,4 milhão de declarações em uma semana


Após uma semana do início do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015, ano-base 2014, a Receita Federal recebeu 1.476.375 declarações até as 17h de hoje (9). O número representa 5,3% do total de 27,5 milhões declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, quando se encerra o prazo.

A Receita destaca que, neste ano, os contribuintes que têm certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida, com acesso por meio do órgão na página da Receita, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada na Receita.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião, 27 milhões de formulários. Em 2013, 26,1 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

Quanto antes o contribuinte enviar os dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade no recebimento da restituição pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

O prazo para enviar a declaração à Receita vai até 30 de abril. A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é R$ 165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário