sábado, fevereiro 21, 2015

Horário de verão termina à 0h deste domingo


O horário de verão termina à 0h deste domingo (22), quando os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os ponteiros de seus relógios em uma hora.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, houve uma redução total de 4,5% no consumo entre 18h e 21h no período de vigência da medida. No entanto, o governo ainda não concluiu o balanço do quanto em recursos financeiros foi economizado. Em 2013/2014, foram poupados R$ 405 milhões no consumo de energia.



O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando é registrado a maior demanda por energia. Recentemente, o pico de consumo tem ocorrido no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.

Este ano, o governo avaliou a prorrogação da vigência do horário de verão por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas, mas recuou da decisão pois o custo/benefício da extensão do horário seria ruim.

UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário