quarta-feira, janeiro 21, 2015

Petrolândia: Empresário faz doação de material esportivo ao Independente F.C, que promete força total na temporada de 2015

Ivanildo Vieira do Nasciomento (Tuí) presidente e fundador do Independente F. C, veste com orgulho modelo do material esportivo doado pelo empresário Francisco Lourenço (Real) - Fotos: Assis Ramalho)
''Eu quero é gol, meu peixe!''

O Independente Futebol Clube, um dos mais tradicionais times de futebol da história de Petrolândia, foi contemplado, no início do ano, com um terno de futebol doado pelo empresário Francisco Lourenço de Souza, popularmente conhecido por Real.

O Independente F.C. promete para este ano de 2015 força total na disputa do Campeonato Municipal.

O Independente foi fundado no ano de 1973 pela família Vieira, e ainda hoje é presidido por Ivanildo Vieira, conhecido popularmente como Tuí.

Na década de 70 e 80 o Independente ganhou fama em toda a região por se tornar um time 'quase' que imbatível. Naqueles bons tempos do nosso futebol, grandes jogadores vestiram e honraram a gloriosa camisa do Indepa, a exemplo de Antônio de Eusébio, Agobar, Fedegoso, Fernandão, Ivaldo, Metralha, Lôxa, Pilta, França, Guga, Heron, entre outros grandes jogadores que tiveram a honra e o previlégio de vestir a gloriosa camisa da 'Serpente do Sertão'.

Entre outras grandes façanhas, o Independente se tornou o primeiro time a levantar a taça do Campeonato Itaparicano em 1981, época em que a construção da Barragem se desenvolvia a todo vapor, e o campeonato era super valorizado com a participação de grandes jogadores, entre eles, alguns com passagem por grandes clubes brasileiros.

Repetindo o feito de Itaparica, o Independente, também, foi campeão do primeiro Campeonato realizado na Nova Petrolândia no ano de 1989 ao bater na final da competição o Porto por 1 a 0, gol marcado por Heron, autor do primeiro gol do Estádio Manoel Anízio da Mota (O Galegão).

Sete anos depois, em 1996, o Independente ganhava o seu último campeonato importante da sua gloriosa história, ao sagrar-se campeão municipal daquele ano. Aquela temporada também ficou marcada como o último suspiro de uma geração que tantas glórias deu ao time e a sua torcida, mais que era chegada a hora de ''pendurar'' as chuteiras, abrindo espaço para que houvesse uma renovação de jovens 'valores' no elenco.

Infelizmente, a partir dali o Independente começou a entrar em decadência chegando ao fundo do poço, inclusive acumulando na sua gloriosa história dois rebaixamentos para a 2ª divisão do Campeonato Municipal de Petrolândia.

O que todos esperam, inclusive este blogueiro que, por quase 20 anos, defendeu a camisa do glorioso 'Indepa', é que os atletas que vão defender o clube neste campeonato e em outras competições, tenham o mínimo de respeito com a história de um dos mais consagrados times da história dos 106 anos de Petrolândia, cidade que sempre foi tida como um celeiro de grandes jogadores, mas que atualmente agoniza com a falta deles.

 
Independente F.C. em foto no estádio Gamaleira (velha Petrolândia), na década de 70:
Em pé: Zé Vieira, Metralha, Fernandão Eron, Mário Jorge, e Fedegoso.
Agachados: Pantica, Ivaldo, Lôxa, Tuí, Ozevan e Moacir de Duduta.
Independente: Campeão do primeiro Campeonato realizado em Itaparica, em 1981, no auge da construção da Barragem Luiz Gonzaga.
Em Pé: Dadá, João, Assis Ramalho, Grilo, Lopes, e Jurandir.
Agachados: Dido de Pavão, Laílton, França de Cecídio, Dinho e Eron

 
Independente: Campeão do primeiro Campeonato da nova Petrolândia, em 1989.
Em Pé: Miguel, Valdão, Assis Ramalho, Ivaldo, Néo, Paulão e Mila.
Agachados: Punaré, Jota, Tico, Souza, Edson Madera e Eron

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/arquivo: Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário