quarta-feira, janeiro 21, 2015

Campanha orienta população a manter praias limpas

Movimento Praia Viva, lançado na Praia de Ipanema, busca mobilizar visitantes quanto a importância de preservar o meio ambiente

Calor e praia, uma combinação perfeita para essas férias. Mas muitas pessoas ainda mantêm um hábito ruim e prejudicial para a fauna marinha: jogar lixo na praia.

Foi pensando em combater essa prática que foi lançado nessa terça-feira (20), no Rio de Janeiro, o Movimento Praia Viva, entre os postos 7 e 8 da Praia de Ipanema.

O objetivo é conscientizar a população que frequenta as praias da cidade da necessidade de manter as praias limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

O movimento aproveitou a data de 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, para, traçando um paralelo com a proximidade das comemorações pelos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro, deflagrar ação “por mais 450 anos de praia, sem lixo”. A iniciativa é da Associação Brasileira de Lixo Marinho e da Casa Viva Eventos.

Os organizadores lembram que, no ano passado, durante o feriado do padroeiro da cidade, os banhistas deixaram uma montanha de 40 toneladas de lixo na Praia de Copacabana, também na zona sul da cidade.

Oficinas

O Movimento Praia Viva fará ainda, nos dias 28 de fevereiro, 1º, 7 e 8 de março, ações de coleta seletiva e oficinas e levará contadores de histórias, que vão trabalhar durante quatro dias para começar a mudar a cultura do abandono do lixo marinho nas praias.

Uma das oficinas programadas vai ensinar os participantes a produzirem pranchas de surf com garrafas PET. A ideia é que essas pranchas sejam usadas em uma ação de limpeza do mar no último fim de semana do projeto.

Pensando em educação ambiental

Ainda este mês, os educadores ambientais da associação irão às colônias de férias realizadas nas praias da zona sul do Rio para falar sobre educação ambiental e conscientizar as pessoas da importância da conservação e preservação das praias e dos mares.

Fonte: Agência Brasil

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