segunda-feira, janeiro 26, 2015

Circuito Tela Verde recebe inscrições até 31/1

Mostra seleciona vídeos sobre educação ambiental nos formatos documentários, curtas, vinhetas e animações

Com a prorrogação do prazo de inscrições para a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, do Circuito Tela Verde (CTV), cineastas profissionais e amadores têm até o dia 31 de janeiro para participar.

Serão aceitos vídeos nos formatos: documentários, curtas, vinhetas, animações, produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som.

O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de educação ambiental.

O objetivo da mostra nacional é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, e atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.

Participação

Podem participar escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, entidades da sociedade civil, comunidades e produtores.

Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto por cartazes e orientações para realização da mostra, sinopses dos filmes, cartaz e adesivo para identificação dos espaços exibidores e DVDs, contendo os vídeos. Esse material será distribuído para todos os espaços exibidores cadastrados e espalhados por todo Brasil.

Não haverá premiação, patrocínio ou pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados.

Critérios

Os interessados devem entrar no site do Circuito Tela Verde e preencher as fichas de cadastro e dados dos filmes. Também deverão assinar um 'Termo de Cessão de Direitos'.

Esse termo deve ser enviado, juntamente com o vídeo em formato DVD (extensão.VOB), ao Departamento de Educação Ambiental do MMA (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 9º andar, sala 953, CEP: 70.068-901, Brasília-DF).

Não serão selecionados vídeos que já participaram de outras edições. Serão escolhidos, no máximo, dois vídeos por instituição, exceto curtas.

Os critérios de classificação dos filmes incluem: clareza nas informações sobre o vídeo, impacto do filme, abordagem crítica, qualidade de áudio e vídeo, potencial do vídeo para ser aproveitado em processos de educação ambiental, duração de até 30 minutos, produzido nos últimos dois anos e filmes que possuam legenda ou outros recursos que contribuam para a inclusão de públicos específicos.

Saiba mais

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com o Ministério da Cultura.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente em Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário