terça-feira, novembro 11, 2014

Convênios da FETAPE com o MDA beneficiarão agricultores familiares de vários cantos do Estado


Na manhã desta quarta-feira (12), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) firmará dois convênios com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), que beneficiarão famílias agricultoras de todas as regiões do estado. O momento de assinatura dos termos contará com a presença do secretário da SRA, Adhemar Lopes.

Um dos convênios visa trabalhar a questão do acesso às políticas públicas, por famílias de 7 municípios do Araripe (Exu, Bodocó, Ipubi, Moreilândia, Granito, Santa Cruz e Ouricuri), que participam do Programa de Regularização Fundiária do MDA. Já o outro, está ligado ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), e tem como objetivo mobilizar e capacitar possíveis beneficiários do Programa, em vários cantos do estado.

Para a diretora de Política Agrária da Fetape, Maria Givaneide, essa parceria é muito importante, uma vez que Pernambuco tem sofrido muito, por causa dos problemas fundiários. “Espero que esse convênio referente à regularização fundiária sirva de exemplo para que, futuramente, possamos expandir essa ação do Araripe, para o resto do estado”.

Participarão do evento, que acontece na sede da Fetape, às 9h, diretores, assessores e funcionários da Federação, representantes dos Polos Sindicais e integrantes do MDA e do PNCF.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário possibilita ao trabalhador rural sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento.

Além da terra, o Programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.

Assessoria de Comunicação FETAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário