sábado, outubro 18, 2014

Em PE, professores ocupam Prefeitura de Moreno contra cortes de benefícios

Cerca de 30 pessoas estavam dentro do edifício na noite desta sexta, mas clima era pacífico (Foto: Reprodução / TV Globo)

Um grupo de professores ocupou o prédio da Prefeitura de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, nesta sexta (17), em protesto contra a supressão de dois benefícios - o quinquênio e o auxílio-transporte. O corte foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado dePernambuco na última quinta (16).

A categoria está em greve desde 2 de outubro. Os professores dizem que, para reduzir custos e se enquadrar na lei de responsabilidade fiscal, a Prefeitura chegou a propor que iria demitir mais de cem concursados que estão em estágio probatório, o que não foi aceito pelos docentes.

A segunda proposta foi justamente a extinção dos benefícios, o que também não foi aceito pelos professores. Mesmo assim, a medida foi tomada pela gestão municipal. “Esses são dois benefícios que conquistamos, são direitos nossos. Os quinquênios são reajustes de 5% no salário a cada cinco anos e o auxílio-transporte é um aumento de 25% no salário para quem dá aula na zona rural do município”, explicou a professora Marineuza Trajano.

O grupo de professores ocupou a prefeitura por volta das 16h. Algumas pessoas que saíram para buscar água e comida foram impedidas pela Polícia Militar de entrar novamente no prédio, que fica no Centro de Moreno. Às 21h, segundo Marineuza Trajano, cerca de 30 pessoas estavam dentro do edifício, e o clima era pacífico.

Ela explica que os professores querem apresentar ao prefeito Adilson Gomes Filho uma proposta de redução de custos que não prejudica tanto a categoria. “Uma das nossas propostas é ele que reduza em 10% os cargos comissionados com altos salários, mas ele só tirou um grupo de 20 e poucas pessoas que ganhavam salários baixos. Esse tipo de desmando que a gente não consegue aceitar. Nós só vamos sair [do prédio] quando o prefeito aceitar negociar”, disse.

O secretário de Segurança de Moreno, coronel Carlos Feitosa, garantiu que o prefeito está aberto às negociações, mas somente a partir da segunda (20). Na última quarta (16), a Prefeitura publicou nota afirmando que, nos últimos dias, a “gestão realizou diversas tentativas de negociação apresentando duas propostas concretas aos professores e ressaltando a necessidade da volta às aulas na rede pública de ensino, principalmente nesse período que é o final do ano letivo”.

A Prefeitura ainda informou na nota que “vai seguir com o diálogo para que a categoria volte a discutir e assim chegar a um consenso para que as atividades escolares voltem o mais rápido possível.” Os professores disseram ao G1 que farão um ato público neste sábado (18), às 9h, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.

G1 Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário