quinta-feira, agosto 28, 2014

Prorrogada redução temporária de descarga mínima no rio São Francisco até 30 de setembro

Medida atinge reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga, Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo e Xingó, no rio São Francisco (Foto: Lago de Itaparica - Lúcia Xavier)

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 26 de agosto, publica a Resolução nº 1.258/2014, da Agência Nacional de Águas (ANA), que prorroga até 30 de setembro a redução temporária da descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100m³/s, em vez do patamar mínimo de 1300m³/s. A Resolução amplia o prazo anterior, que era até 31 de agosto. A diminuição da vazão foi solicitada à ANA pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A redução temporária da vazão mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó leva em consideração a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó para atendimento dos usos múltiplos da bacia. Além disso, a medida deve-se ao menor volume de chuvas na bacia do São Francisco nos últimos anos. Desde a Resolução ANA nº 442, de 8 de abril de 2013, está em vigor o patamar mínimo de 1.100m³/s.

De acordo com as resoluções da ANA sobre o tema, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), responsável por aplicar a redução temporária, está sujeita à fiscalização da Agência. A CHESF também deve dar publicidade das informações técnicas da operação aos usuários da bacia e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.

Ainda no rio São Francisco, ANA e ONS autorizaram a redução da vazão defluente do reservatório Três Marias de 190m³/s para 170m³/s, desde o dia 20 de agosto. O objetivo é preservar os estoques hídricos do reservatório até da estiagem.

Abaixo, vídeo com imagens da situação do São Francisco em cidade de MG, atendida pelo reservatório de Três Marias. 


Fonte: ASCOM/ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário