quinta-feira, agosto 28, 2014

Pesqueira é puro teatro, circo e dança nesta semana

Companhias e trupes de Lajedo, Recife, Olinda passam pelo local. O Grupo Fenômenos da Rua, representa o município na programação (Foto: Costa Neto/Secult-PE)

O Festival Pernambuco Nação Cultural leva, esta semana, ao município de Pesqueira, uma série de espetáculos de dança, teatro e circo. A programação de Artes Cênicas, nesta etapa do festival, contempla produções locais das cidades de Lajedo, Recife, Olinda e da própria Pesqueira. Desta quinta (28) até o próximo sábado (30), a Praça Rosa irá receber companhias e trupes que se apresentarão, ao ar livre, sempre a partir das 16h. Passarão pelo local os espetáculos “Faustino – um Fausto Nordeste”, “Maestro”, “Cabaré” e “Circuluz Bricante”.

Diretamente de Lajedo, o Grupo Cena Teatro apresenta, abrindo a programação, nesta quinta (28), o espetáculo “Faustino – Um Fausto nordestino”, peça teatral escrita em cordel que tem como ponto de partida um conto popular. O cenário é o Nordeste brasileiro onde Faustino, mais um personagem-símbolo da criatividade do nosso povo, usa da esperteza e malícia para encontrar alternativas entre o bem e o mal, tirando proveito de todos os lados, para conseguir ficar rico sem esforço. Escrito por Eliane Ganem e dirigido por Éverton Kelly, o espetáculo trabalha, ao vivo, com elementos da música, dança e artes visuais.

Já na sexta (29), serão duas apresentações. Primeiro, o Grupo Fenômenos de Rua, de Pesqueira, apresenta o espetáculo de dança “Maestro”. Na sequência, a Cia. Brincantes de Circo, de Recife, apresenta a obra circense “Cabaré”, com a palhaça Keke Kerubina, que leva à cena brincadeiras, risos e absurdos. Apresentação reúne diversos números de circo tradicional e conta com números de aéreo, equilíbrio e malabares, além de reprises clássicas onde o palhaço convida o público a participar das cenas e compartilhar da ludicidade e da alegria do picadeiro.

Encerrando a programação, no sábado (30), a Trupe Circuluz, de Olinda, apresenta “Circuluz Brincante”, onde são exploradas várias possibilidades de jogo, resultado de um diálogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses. A artista realiza números de malabarismo e acrobacia aérea no tecido, dentre outros, fazendo uso da dança e da dramaturgia popular, para semear na plateia a vontade de mostrar seu próprio brincante.

SERVIÇO

Programação de Artes Cênicas – FPNC Pesqueira 2014
Local: Praça Rosa
Horário: Sempre a partir das 16h

Quinta-feira, 28/08
[TEATRO DE RUA] Faustino – Um Fausto Nordeste
Grupo Cena Teatro (Lajedo-PE)

Sexta-feira, 29/08
[DANÇA] Maestro
Grupo Fenômenos de Rua (Pesqueira-PE)

[CIRCO] Cabaré
Cia. Brincantes de Circo (Recife-PE)

Sábado, 30/08
[CIRCO] Circuluz Brincante
Trupe Circuluz (Olinda-PE)

Clique AQUI para conferir a programação completa do FPNC Pesqueira 2014.

Fonte: Portal Cultura PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário