sábado, julho 12, 2014

Pernambuco bate recorde na produção de projetos enviados ao Programa Jovem Parlamentar Brasileiro

Participação dos estudantes no PJB tem crescido anualmente no Estado

O crescente número de estudantes interessados em participar do Programa Jovem Parlamentar Brasileiro (JPB) é motivo de comemoração para a Secretaria de Educação e Estado. Este ano, Pernambuco registrou 256 projetos de lei inscritos para o Programa, superando em muito o número de inscrições de 2013, que foi de 144. Além do aumento de inscrições, observou-se ainda, a participação de escolas do interior, incluindo escolas indígenas, uma delas classificada para etapa nacional da seleção que acontece na Câmara dos Deputados.

Dos 16 projetos de lei classificados pela comissão de seleção PJB 2014 em Pernambuco, 13 são de estudantes de Escolas da rede estadual de ensino. O que revela mais um motivo de alegria para a secretaria, que vem cumprindo seu papel no estímulo ao desenvolvimento de jovens conscientes e cada vez mais envolvidos nas decisões do país.

Os projetos pré-selecionados já foram enviados ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). A próxima etapa cabe à Câmara dos Deputados, que é a seleção de quatro projetos de lei – entre os dezesseis remetidos - que representarão Pernambuco.

O Parlamento Jovem Brasileiro propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O objetivo do programa é possibilitar a estudantes do Ensino Médio/Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

A 11ª Edição do programa será realizada no período de 21 a 26 de setembro de 2014, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Distrito Federal.

Acesse aqui a lista dos projetos de lei pré-selecionados.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário