quinta-feira, junho 19, 2014

Agricultores de base familiar de 53 municípios recebem novos equipamentos no IPA, em Recife

Representantes de 53 municípios, que integram 122 localidades de todo Estado receberam, ontem, o último lote das máquinas doadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco, no bairro do Bongi, no Recife.

A ação tem como principal objetivo a recuperação de áreas atingidas pela estiagem prolongada no interior pernambucano. Ao todo, serão investidos R$ 20,3 milhões na aquisição de 57 novas máquinas, incluindo 27 motoniveladoras, cinco caminhões pipa e 25 pás carregadeiras.

Os novos equipamentos vão ampliar as obras de infraestrutura hídrica de estruturação de estradas vicinais, beneficiando 43 mil famílias de agricultores de base familiar. Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos (na ocasião representando o governador João Lyra Neto), as entregas foram iniciadas em 2012, contemplando 174 municípios com 770 máquinas.

Também serão entregues 88 motocicletas, um veículo, equipamentos de informática e móveis de escritório. Essa iniciativa visa facilitar o acesso dos agentes de crédito e o atendimento aos agricultores de base familiar.

Cerca de cem trabalhadores rurais prestigiaram a entrega do maquinário, cerimônia que contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosset e do presidente do IPA, Genil Gomes. Também estavam presentes representantes das prefeituras atendidas.

Plano Safra - No mesmo dia pela manhã, foi apresentado o conjunto de medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/ 2015 para os produtores agrícolas, no auditório do Banco do Nordeste. As ações somam, em todo o País, R$ 24,1 bilhões, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Isso representa crescimento de 14,7% em relação aos valores da safra atual.

Diário Oficial de Pernambuco - Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário