domingo, maio 11, 2014

Tacaratu: Secretaria Estadual de Saúde realiza exames para detecção de tracoma em alunos das Escolas Indígenas





A Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com o DSEI e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu, está desenvolvendo atividades de detecção do tracoma nas Escolas Indígenas, no período de 05 a 23 de maio. A ação é necessário porque o tracoma é uma inflamação crônica da córnea e da conjuntiva (ceratoconjuntivite), causada pela bactéria Chlamydiatrachomatis, que pode resultar na perda da visão se não for tratada.

Os últimos estudos realizados no âmbito nacional revelaram que a doença está presente em praticamente todo o país, embora a média do percentual de positividade nacional tenha se mantido em torno de 5%. Em algumas localidades esse percentual permanece acima dos 10%, considerado alto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e indicativo de intervenção epidemiológica para controle e diminuição da circulação da bactéria.

A principal ação de vigilância epidemiológica do tracoma é a busca ativa de casos, inclusive com visitas domiciliares, e o devido tratamento com o antibiótico Azitromicina (conforme prescrição médica).

Secretaria de Saúde de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário