terça-feira, maio 27, 2014

Tacaratu realiza ação de detecção precoce de tracoma de 26 a 30 de maio

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu, com o intuito de efetivamente atuar na promoção e prevenção da saúde e visando fortalecer a saúde publica municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Coordenação de Vigilância em Saúde, firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para desenvolver ações preventivas de detecção precoce do Tracoma em todas as escolas municipais, estaduais e privadas de Tacaratu. 

A estratégia foi implantada após desenvolvimento da ação de inquérito do Tracoma nas escolas indígenas do município, onde foi detectado índice expressivo de casos positivos. Diante deste fato e sendo sabedores que Tacaratu possui histórico de prevalência da doença em épocas passadas estamos desenvolvendo a atividade de inquérito do tracoma, no período de 26 a 30 de maio, em todas as escolas e creches do município. 

O Tracoma é uma inflamação da córnea e da conjuntiva (ceratoconjuntivite) crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode resultar na perda da visão no futuro.

Fonte: Secretaria de Saúde de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário