terça-feira, maio 27, 2014

Escola arrecada 450 mil litros de óleo em projeto de conscientização ambiental

Iniciativa diminui impactos ambientais; óleo é usado na fabricação de tinta e asfalto

Antes de conhecer o projeto Renove, desenvolvido na E. E. Professor Tochichico Yochicava, em Suzano, todo o óleo de cozinha na casa de Gil Pereira Ledo, 34 anos, tinha como destino final o ralo da pia ou o lixo.

Quando recebeu a visita dos alunos que explicaram os malefícios causados ao meio ambiente por meio do descarte incorreto, ela mudou seus hábitos. “Coloco o óleo em uma garrafa PET e eles vêm buscar para levar até a escola”, explica.

A ação é desenvolvida desde 2012 em parceria com uma ONG, responsável por retirar o óleo na escola e dar o destino final. A substância é direcionada para empresas que utilizam como matéria-prima na fabricação de tintas e asfalto.

A direção da unidade mobilizou a escola para transformá-la em ponto de arrecadação de óleo. Os estudantes do Grêmio passaram nas salas para destacar lideranças que representaram as turmas no grupo “Com Vida”, frente de discussão de iniciativas sustentáveis na escola.

“Nossa preocupação era estar preparado para responder as questões da comunidade. Por isso, pesquisamos para saber como passar informações precisas. Por exemplo, um litro de óleo polui 10 quilômetros de água. E, muitos fazem sabão, achando que estão ajudando sendo que é um risco duplo, para eles e para o meio ambiente, já que no sabão vai soda cáustica”, conta Amanda Garcia Pires, membro do grêmio.

A cada 15 dias, os alunos que fazem parte do projeto Com Vida e os estudantes do Grêmio, acompanhados de funcionários da escola, saem às ruas para recolher o óleo. Entre 2012 e 2013, foram arrecadados mais de 200 recipientes, o equivalente a cerca de 450 mil litros de óleo.

“Acreditamos que a escola é ponto de partida para a formação de qualquer cidadão e as questões ambientais estão muito presentes no nosso dia a dia. Plantando essa sementinha vamos colher um retorno lá na frente”, diz a vice-diretora Elizabeth Alves Pereira.

A comunidade também pode levar os recipientes com óleo até a escola. Ele deve ser selecionado em garrafas e colocado em um tambor no portão principal. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h20.

Reuso da água

O projeto Renove não é a única iniciativa da E. E. Professor Tochichico Yochicava. Com o financiamento do programa de Projetos Descentralizados (Prodesc), da Secretaria da Educação, foi construída uma horta hidropônica e um reservatório para guardar a água da chuva. Todo o volume de água é usado nos mictórios e lavagem do pátio. “Nosso objetivo é fazer com que a escola seja sustentável”, fala a vice-diretora.

Fonte: Secretaria de Educação do Governo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário