segunda-feira, maio 19, 2014

Petrolândia: COMTUR elege diretoria e anuncia workshop sobre Turismo Náutico no dia 27 de maio

Diretoria do COMTUR: Presidente Rogério Viana (centro), Vice-Presidente Samyr Oliveira e Secretária Executiva Lúcia Xavier 
Denise, consultora do SEBRAE, explica ao COMTUR o Plano Estratégico proposto para o município (Fotos: Hislaine Menezes e Lúcia Xavier)

Foi realizada na tarde de quarta-feira passada, dia 14 de maio, assembleia do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Petrolândia para eleição da diretoria. A reunião foi presidida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Marcos Rogério Viana.

Após consulta aos componentes do COMTUR, representantes setoriais eleitos na reunião anterior, Samyr Oliveira foi escolhido como Vice-Presidente e Lúcia Xavier como Secretária Executiva do Conselho. A presidência do COMTUR, por força da lei municipal, compete ao Secretário de Turismo, Marcos Rogério Viana.

Após a eleição, a nova diretoria tomou posse, e foi realizada a leitura do Plano Estratégico de Turismo proposto para a cidade de Petrolândia, elaborado por consultoria do SEBRAE.

A consultora Denise anunciou a realização de workshop sobre o Turismo Náutico em Petrolândia no dia 27 de maio (terça-feira), para o qual dois palestrantes já foram confirmados pelo SEBRAE. Álvaro Ornelas, coordenador do Grupo GT Náutico de Santa Catarina, proferirá palestra sobre as potencialidades de Turismo Náutico no Lago de Itaparica. O consultor José Carlos Borba ministrará palestra para ensinar estratégias de comercialização do produto. O workshop terá entrada gratuita, mas é preciso inscrever-se para participar.

Entre outros temas discutidos na reunião, houve destaque para a necessidade de incluir representantes de novas atividades no Conselho, a situação precária, com risco de desabamento, das ruínas da Igreja Sagrado Coração de Jesus, submersa no Lago de Itaparica, a urgência de serem tomadas medidas para garantir sua preservação, tanto com ações municipais de cumprimento ao Código de Conduta do Município quanto a realização de Audiência Pública com órgãos estaduais, federais e a União, a fim de buscar parceiros para o projeto de revitalização da Igreja e evitar o desaparecimento desse Patrimônio Cultural de Petrolândia, único elo remanescente entre a velha e a nova cidade.

Foi esclarecido pelo Presidente do Conselho, Rogério Viana, que a baixa na vazão dos lagos de Sobradinho, Itaparica e Xingó, medida sucessivamente prorrogada pela Agência Nacional de Águas (ANA), a pedido da CHESF, pôs o Lago de Itaparica em nível decrescente, não estabilizado, fato que impedirá a realização do Petrolândia Adventure, evento anunciado para o fim deste mês de maio, assim como da implantação do Programa Praia Sem Barreiras.

A reunião do COMTUR foi encerrada pelo Secretário de Cultura de Petrolândia, Alexandre Sertão, anunciando o retorno da Feirarpe - Feira de Artesanato de Petrolândia, interrompida após 10 edições. Sertão destacou que as pessoas já estavam habituadas à realização da Feirarpe no último domingo de cada mês, na Praça da Matriz, mas que a interrupção foi necessária para evitar prejuízos aos comerciantes e artistas, pois as barracas eram inadequadas. O secretário afirmou que a Feirarpe vai voltar, com as apresentações culturais que fizeram o sucesso do evento, mas ainda não há data marcada, e voltarão também as ações culturais "Arte na Praça", "Festival de Arte e Cultura" e "Arte na Feira".

Para ver mais fotos, clique aqui>Reunião e eleição diretoria do COMTUR-Petrolândia

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Hislaine Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário