sexta-feira, abril 04, 2014

Petrolândia: Fundação Altino Ventura, em parceria com a Prefeitura Municipal, faz triagem de pacientes para cirurgias de catarata


 
 



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nos dias 1º. 2 e 3 deste mês, o projeto “Van Interior”, uma ação itinerante da Fundação Altino Ventura (FAV) destinada ao atendimento gratuito para o público que necessita de consultas oftalmológicas.

A Fundação Altino Ventura deslocou unidade móvel para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde foram realizadas triagens para cirurgias de catarata.
Na ocasião, foram priorizadas as consultas para pessoas a partir dos 50 anos, devido o crescente número de solicitações deste público, necessitando do atendimento médico especializado em oftalmologia.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolândia, 400 pacientes foram beneficiados com a intervenção de parceria com a FAV.

A Catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos. A doença torna-se comum a partir dos 60 anos. A cirurgia é o único jeito de curar e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Catarata.

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA – A Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica cujo objetivo é prestar serviços médicos de alta complexidade à população de baixa renda, promover o desenvolvimento científico e a capacitação profissional na área oftalmológica. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referencia para o atendimento em oftalmologia, a Fundação está entre as principais instituições do País, e vem desenvolvendo um trabalho de relevante importância para o Estado de Pernambuco e toda a região Nordeste. A Fundação existe desde 1986 e tem sede em Recife-PE.
Para ver mais fotos, clique aqui>Fundação Altino Ventura em Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário