sexta-feira, março 21, 2014

Tacaratu recebe unidade móvel do SAMU

Rafaely Delgado, Dr. Jeovane e Gerson Silva entre a equipe do SAMU

Os moradores da cidade de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, passam a contar com mais infraestrutura para o atendimento no âmbito da saúde municipal. Nesta quinta-feira (20), o prefeito do município, Gerson Silva, o vice-prefeito, Dr. Jeovane, e a Secretária Municipal de Saúde, Rafaely Delgado, acompanhados da equipe de representantes dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), participaram de solenidade realizada em Serra Talhada com a presença do governador Eduardo Campos, quando ocorreu a inauguração da UPAE (Unidade de Pronto Atendimento Especializada) e entrega das ambulâncias do SAMU para a 3ª Macrorregião de Saúde. O município de Tacaratu foi contemplado com uma Unidade Móvel de Serviço Básico, para facilitar e promover a descentralização do atendimento à saúde dos nossos Munícipes.

O SAMU qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU 192 também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Além da Unidade Móvel do SAMU, Tacaratu foi contemplado também com uma Van equipada através da conquista do selo UNICEF.

Secretaria Municipal de Saúde, construindo um novo tempo!

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário