terça-feira, dezembro 17, 2013

Professores de inglês da rede estadual embarcam em janeiro para intercâmbio no Reino Unido

Os 21 docentes passaram por um treinamento cultural na sede da SEE

Um grupo de 21 professores de inglês da rede estadual embarca, já no início de janeiro de 2014, para um mês de intercâmbio educacional no Reino Unido. O Programa de Mobilidade Acadêmica para Professores de Inglês (Mapi) é uma parceria da Secretaria de Educação do Estado (SEE) com o Instituto HSBC e o Conselho Britânico. Eles já passaram por um treinamento cultural na sede da SEE, no bairro da Várzea.

Os professores serão matriculados em instituições de ensino britânicas com o objetivo de aprimorar a fluência no idioma e entrar em contato com novas práticas pedagógicas e metodologias de ensino. A acomodação será em casa de família local. Para as refeições fora de casa, os intercambistas receberão um auxílio de R$ 442,80. O investimento na ação é de R$ 300 mil. Após o intercâmbio, os professores selecionados serão submetidos a um exame de inglês, a fim de avaliar o aprendizado durante o mês de intercâmbio.

A professora Nielza Lopes, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Alberto Augusto de Moraes Pradines, da Ilha de Itamaracá, define a futura experiência em três quesitos. “Aquilo que já sei, aquilo que quero aprender por lá, e aquilo que vou voltar de lá sabendo”, afirma Nielza, que como a maioria dos professores selecionados, nunca esteve no exterior. “Meu grande objetivo é aprimorar a oralidade”, revela.

Filha de pais analfabetos, a professora Cícera Maria Xavier, da EREM Professor José Constantino, em Agrestina, aprendeu a ler aos 22 anos. Formou-se em Letras e há alguns anos é professora de inglês da rede estadual. “Assim que me formei, minha mãe faleceu. Eu e meus irmãos, todos analfabetos, vendemos a casa por um valor modesto. Peguei minha parte e fui para Londres, onde passei três anos dando aulas de português para filhos de brasileiros. Sempre quis estudar inglês por lá, mas nunca tive dinheiro suficiente para me matricular. Então voltar para estudar é realizar um sonho”, conta.

“A ida desses professores para o exterior é fruto de uma política pública de qualificação dos docentes e de incentivo ao aprendizado de língua estrangeira em Pernambuco”, afirmou o secretário de Educação, Ricardo Dantas. “O objetivo final é o nosso aluno. E só chegaremos a ele, se investirmos nos professores”, completou o secretário.

De acordo com o diretor do escritório recifense do Conselho Britânico, Marcus Machado, o Governo de Pernambuco tem implantado projetos ousados de intercâmbio e ensino de língua estrangeira. “Foi por essa razão que o Conselho Britânico e o HSBC escolheram Pernambuco para receber esse projeto de mobilidade acadêmica”, afirmou. Segundo ele, a formação dos 21 professores intercambistas deve beneficiar até 8 mil estudantes.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Um comentário:

  1. I blog fгequently and I seriously appгeciate your information.
    The article has really peaked my interest. I will take
    a note of your blog and keеp checking foг neω
    information about once per wеek. I ѕubscribed to your Feed too.


    Also visit my web-site http://www.news-max.net

    ResponderExcluir