domingo, dezembro 01, 2013

Petrolândia: 1ª Feira de Conhecimentos Mais Educação é realizada na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima



A Escola Municipal Francisco Simões de Lima, situada em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, realizou na sexta-feira, 29 de novembro, a 1ª Feira de Conhecimentos Mais Educação. A exposição envolveu os alunos em atividades relacionadas a diversas áreas da educação. Música, várias modalidades de esportes, inclusive futebol indoor, matemática e ciências foram alguns do temas tratados na Feira.  

Apresentou-se no evento a Orquestra Jovem de Petrolândia (Projeto O Som do Velho Chico), conduzida pelo maestro Deison Dário.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

O professor Roberto Oliveira, da EREM Maria Cavalcanti Nunes, participou do evento, apresentando uma experiência no pátio da escola.


Professor de Física, Roberto Oliveira

"O experimento demonstra a produção de Aluminato de Sódio e Hidrogênio. Numa garrafa com água, é colocado Hidróxido de Sódio (soda cáustica) e Alumínio, produzindo Aluminato de Sódio (NaAlO2) e gás Hidrogênio (H2), em uma reação exotérmica, ou seja, liberação de calor. A temperatura da mistura sobe rapidamente e chega a ferver a água. O NaOH libera calor para dissolver na água e a reação do alumínio com a solução também libera calor (reação exotérmica). O Aluminato deixa a água com a cor escura (preta) e o Hidrogênio é um gás que se dissipa no ar e é inflamável. O que fizemos foi produzir um combustível de forma rápida e eficiente", explica o prof. Roberto Oliveira.

Para ver mais fotos, clique aqui>Feira Mais Educação na Escola Dr. Francisco Simões

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prof. Roberto Oliveira e Portal MEC
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário