segunda-feira, novembro 25, 2013

Petrolândia: Escola 7 de Setembro promove apresentações culturais em comemoração ao Dia da Consciência Negra

 

A Escola Municipal 7 de Setembro, localizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, promoveu na sexta-feira passada (22) a vivência de projeto em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

A programação teve início às 9h30min, com diversas atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra, entre elas, a apresentação do Grupo Capoeira Brasil, comandado pelo instrutor ''Bigodinho'',  que exibiu o trabalho realizado com seus alunos.

Após a apresentação do Grupo Capoeira Brasil, foi iniciada a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da instituição de ensino, resultantes de pesquisas sobre a cultura afro-brasileira.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. O dia também põe em pauta a importância de discutir atemática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil

A data foi estabelecida pelo projeto lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. A data transformada em “Dia Nacional da Consciência Negra” pelo movimento negro unificado em 1978 – não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo dos palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

Para ver mais fotos, clique aqui>Projeto Consciência Negra na Escola 7 de Setembro


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário