sábado, novembro 16, 2013

MPPE promove II Oficina de Leitura e Contação de Histórias Africanas


Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove mais uma ação do projeto Griot, com a II Oficina de Leitura e Contação de Histórias Afro-brasileiras - Contando e Fazendo História. O evento é gratuito e será realizado no dia 26 de novembro, das 14h às 17h, na Biblioteca do MPPE, no Centro Cultural Rossini Alves Couto. A iniciativa do GT Racismo, da Associação e da Biblioteca do MPPE, visa ilustrar, através da literatura, os temas de igualdade racial e conceitos de cidadania, com os membros da Instituição, seus familiares e dependentes.

Além de compartilhar conhecimentos, o estímulo pela leitura vem a ser um dos fatos de grande relevância no projeto Griot, para isso, haverá três contadores de histórias afro-brasileiras interpretando obras literárias de forma teatral; utilizando-se de recursos, como cenário e sonoplastia, para enriquecer a imaginação; da plateia. Os temas abordados nos livros e bate papos serão racismo, mitologia africana, personalidades negras na história, os quilombos, dentre outros, na expectativa de criar reflexões e interação entre os participantes. As crianças serão contempladas com um maquiador para caracterizá-las com pinturas de arte afro.

De acordo com o projeto, a palavra Griot significa, em francês, contador de histórias. Esses homens eram os detentores de conhecimentos alcançados e acumulados através dos tempos e repassados através do relato oral para os povos da África Ocidental, na região que atualmente conhecemos como por Mali, Gâmbia, Guiné e Senegal. Os Griots eram trovadores, contadores de histórias e animadores de públicos. Verdadeiros museus vivos.

Dia Nacional da Consciência Negra – O dia 20 de novembro refere-se à morte de Francisco, Líder do Quilombo dos Palmares, mais conhecido como Zumbi dos Palmares. A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira.

Ministério Público de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário