domingo, novembro 17, 2013

Dia 17 de Novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.


Neste domingo, 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é celebrada com a campanha Novembro Azul para conscientização dos homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A Sociedade Brasileira de Urologia promove a campanha, com o tema: “Um toque, um drible”, ressaltando o fim do preconceito contra os métodos utilizados para a realização da constatação do tumor. Os médicos urologistas realizam exame clínico de toque retal, combinado com o resultado de um exame no sangue do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles que têm casos de câncer de próstata na família (pai ou irmãos) ou de câncer de mama (mãe ou irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade. A Sociedade Brasileira de Urologia estuda aumentar para 50 anos a idade mínima para realização dos exames, mas a decisão ainda não anunciada.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, o câncer de próstata foi o segundo tipo com a maior incidência de óbitos no Estado do Rio e também o segundo mais comum entre os brasileiros.

Prevenção

- Manter uma alimentação saudável;
- Não fumar;
- Praticar atividades físicas;
- Consultar o médico regularmente.

Fatores de risco

- Histórico familiar, principalmente, pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade;
- Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
- Homens com sobrepeso e obesos, correm mais risco de desenvolver a doença

Exame

O primeiro exame de próstata deve ser feito aos 45 anos, mas caso o homem faça parte do grupo que possui histórico familiar é recomendável a partir dos 40 anos de idade.

Fonte: Caarj/OAB-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário