sexta-feira, outubro 11, 2013

Petrolândia: Pankararu indigna-se com processo de reintegração de posse da Chesf e STR sobre terras ocupadas por indígenas


Indignado com processo de reintegração de posse movido pela Chesf, Zé Índio envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho. 

"Quero comentar sobre o processo nº 0001462.28.2013.8.17.1120, que se refere a reintegração de posse em favor da Chesf e do Sindicato Rural de Petrolândia, contra os índios Pankararu residentes em Petrolândia. Significa a maior brutalidade racista da história deste município. As pessoas desavisadas não sabem que, no passado, as terras pertenciam aos índios Pankararu. Basta ver que a própria Prefeitura tem (isso) registrado nos seus arquivos. Aí lembramos (que) a economia do município está atrelada aos direitos que nos tiram, referentes aos royalties da Usina Luiz Gonzaga, que a Chesf usurpou em favor dos seus aliados.

O Sindicato Rural de Petrolândia, ao longo desses anos, (desde) (19)86/88, vem praticando os maiores absurdos contra seus associados agricultores índios. Tratam (esses associados) como pessoas estranhas, mesmo (eles) pagando suas mensalidades. Puro racismo, humilhação. E suprimindo os nossos direitos em favor da burguesia rural de Petrolândia, ou seja, (são) acordos escusos, jamais vistos na história deste pais, em parceria com a Chesf, e nunca investigados pelas autoridades federais ou estaduais. Tudo isso nos leva a pedir apoio à sociedade petrolandense e aos agricultores lesados pela prática criminosa, que nos envergonha e corrompe a dignidade das pessoas humildes e dos índios residentes neste município."

Jurandir Manoel Freire (Zé Índio)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Jurandir Manoel Freire/Alisson Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário