segunda-feira, setembro 09, 2013

Recife: Afastado um dos PMs que atuou no protesto de sábado, 7 de setembro


Um policial militar que atuou no esquema de segurança do protesto realizado no sábado passado no bairro do Derby foi afastado do serviço operacional da corporação. A informação foi dada nesta segunda-feira pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).

O afastamento vai vigorar, pelo menos, até a conclusão de uma sindicância aberta pela Corregedoria. O nome do PM não foi divulgado.A corporação também não entrou em detalhes sobre a motivação do afastamento.

Esta tarde, estudantes que denunciam ter sido vítimas de agressões de policiais militares durante os protestos realizados no sábado passado no bairro do Derby reunem-se na sede do Diretório Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O repórter fotográfico do Diario de Pernambuco Bernardo Dantas, falgrou um desses momentos, quando os PMs repreendem à força uma estudante, perto da Praça do Derby. Aos gritos, ela é puxada pelo braço e jogada na parte de trás da viatura policial para ser encaminhada à delegacia. “Leva ela. Bota no xadrez”, grita um dos PMs. “Ela agora vai ter os 15 minutos de fama. Vai ficar famosa”, completam outros dois. Uma mulher, que presencia a cena, implora para que os policiais não batam na estudante. Antes de fechar a porta da viatura, outro PM xinga a garota e dispara: “vai tomar no c.., p…”. A jovem aparece nas imagens em silêncio, sem reagir à ação. Em menos de 24 horas, o vídeo foi visto por mais de 53 mil usuários no canal do Diario no YouTube. Veja o vídeo abaixo.

Recife: O protesto que estava ocorrendo de forma pacífica na Praça do Derby 
foi reprimido por policiais fazendo uso de balas de borracha, cassetetes, 
bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra manifestantes.
Videorreportagem: Bernardo Dantas/DP/D.A Press;  Edição de imagens: Roberta Cardoso/DP/D.A Press

Diário de Pernambuco
Vídeo: Pernambucopontocom

Nenhum comentário:

Postar um comentário