segunda-feira, setembro 09, 2013

Petrolândia realiza a III Conferência Municipal de Saúde

Composição da Mesa da III Conferência de Saúde de Petrolândia
Fotos: Lúcia Xavier
Prefeito Lourival Simões falou ao público na abertura do evento
Secretária de Saúde de Petrolândia, Rafaela Lucena
Elisabete Costa, sanitarista da VI Geres-Arcoverde

Na quinta-feira passada, dia 5, o Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, promoveram a III Conferência Municipal de Saúde de Petrolândia, Sertão de Pernambuco. O evento aconteceu na Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, na Quadra 11 da cidade, com a participação de grande público.

A Mesa foi composta pelas autoridades presentes: Prefeito Lourival Simões, Vice-Prefeita Janielma Souza, Célia Mª Yoyô de Lima (Presidente do Conselho de Saúde), Rafaela Lucena (Secretária de Saúde de Petrolândia), Araci Fernandes (Secretária de Educação), Maria do Carmo (Chefe de Gabinete), Marcos Rogério (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo), Jucilene Simões (Secretária de Governo), Eudes Fonseca (vereador), Sílvio Rogério(vereador) e Rafaely Delgado (Secretária de Saúde de Tacaratu).

O prefeito Lourival Simões foi o único a fazer uso da palavra. Em seu pronunciamento, Lourival informou ao público presente que, na noite anterior, recebera o resultado do julgamento de recurso apresentado por ele ao TCE-Tribunal de Contas do Estado, referente a Auditoria Informatizada daquele órgão à Folha de Pagamento do município, que havia sido considerada "irregular" e, após o julgamento do recurso, passou a ser considerada "regular com ressalvas". O prefeito também falou sobre as dificuldades que os municípios passarão a enfrentar neste final de ano para pagar o 13º dos servidores, esclarecendo que já adiantou 50% do benefício aos funcionários de Petrolândia, para reduzir o impacto no último mês do ano. Entre outros assuntos, falou sobre a importância da Conferência para a criação do plano plurianual de saúde de Petrolândia e exortou os participantes a pensar propostas viáveis e factíveis de implantação no município.

Em seguida, no intervalo para apresentação cultural, o grupo de senhoras da Terceira Idade, coordenado por dona Bezinha, apresentou exercícios físicos, usando bastões, bambolês e pesos (garrafas PET com água).

De volta ao auditório, a presidente do Conselho Municipal de Saúde fez a leitura do Regulamento da III Conferência de Saúde, aprovado sem ressalvas pelo público presente no auditório.

Na sequência, a palestrante Elisabete Costa, da VI Geres-Arcoverde, apresentou o tema principal da palestra: "Saúde, dever do Estado e responsabilidade de todos", inicialmente elogiando a administração municipal no tocante à estrutura da Atenção Básica de Saúde em Petrolândia. Elisabete proferiu uma palestra bastante esclarecedora. A sanitarista chamou atenção para o fato de os repasses do FPM virem caindo gradualmente, com participação cada vez mais reduzida do Governo Federal no custeio do sistema de saúde nos municípios.

À tarde, os participantes foram dividiram-se em três grupos, debatendo os temas: "Financiamento do SUS. O SUS que temos e o SUS que queremos" (Auditório), "O que significa Vigilância em Saúde"(Sala dos Professores) e "Atendimentos Especializado do SUS, o que temos a oferecer. Ofertas de medicamentos pelo SUS. Orientar para salvar" (Biblioteca). Os palestrantes de cada grupo apresentaram os temas e os participantes ajudaram a elaborar propostas para apresentação ao Conselho, com o objetivo de implantá-las no município nos próximos 4 anos.

Após os debates por tema, todo o público participante reuniu-se novamente no Auditório, onde um representante de cada grupo apresentou as propostas diante da plenária e as proposições foram aprovadas ou descartadas por votação dos delegados constituídos da Conferência Municipal. O fato de os participantes (público em geral, credenciado para participar do evento) e convidados terem direito apenas a voz, mas não a voto, gerou polêmica entre alguns participantes que discordavam do sistema de apreciação.

Ao final do evento, a maioria das propostas foi aprovada pelos delegados da III Conferência Municipal de Saúde.

O Blog de Assis Ramalho foi representado no evento por Lúcia Xavier.

Para ver mais fotos, clique aqui>3ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolândia (05/09/13)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário