sexta-feira, agosto 16, 2013

Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica

Portal de Tacaratu (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)




Na tarde dessa quarta-feira (14), a reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve na cidade de Tacaratu, aprazível cidade cercada de serras, vizinha a Petrolândia, no Sertão de Itaparica, Pernambuco. O objetivo principal de nossa visita foi entrevistar a nova administração do município. 

Mas, visitar Tacaratu e não fotografar pelo menos a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, é como ir a Roma e não ver o Papa. Fotografamos a Igreja Matriz e muito mais, durante as quase duas horas de nossa rápida excursão em Tacaratu.

Registramos os principais atrativos turísticos e culturais daquele ponto da cidade, escondida entre serras, dona de um bonito casario. Em passeio despreocupado pela cidade, foi interessante apreciar, principalmente, os diversos estilos de construções existentes na pequeníssima cidade. Construções do século XIX e recém-construídas ou reformadas se avizinham. Tacaratu é um mosaico, com estilos variados de construções.

Infelizmente, muitos prédios foram descaracterizados, outros estão em estado precário, mas ainda há muito o que ser visto e registrado. Um passeio pelo Calçadão São Serafim, por exemplo, é como voltar no tempo. O turista fica na expectativa de ver sair, de qualquer um dos antigos prédios, cavalheiros e senhoras vestidos com figurino da década de 1900.

Terminados nossos afazeres, voltamos a Petrolândia, no início da noite, quando o frio serrano começava a envolver a cidade, com a certeza de que precisamos voltar mais vezes, para registrar novos aspectos da charmosa senhora que é a cidade de Tacaratu.

Para ver mais fotos, clique aqui>Visita ao centro de Tacaratu - 14/08/13

Matérias relacionadas (clique na manchete para ler):
Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local
Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Um comentário: