segunda-feira, agosto 19, 2013

Petrolândia: Escola Municipal 7 de Setembro realiza Conferência de Meio Ambiente

Palestra sobre energia eólica (Fotos: Assis Ramalho)

Na sexta-feira passada (16) foi realizada, sob a orientação da professora Niedja Batista, a I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Municipal 7 de Setembro, na Quadra 01 de Petrolândia. Com início as 08h30min da manhã, a Conferência teve como objetivo promover o exercício participativo de Educação Ambiental, fortalecendo a cidadania ambiental na escola e comunidades, promovendo espaços educadores sustentáveis e apresentando políticas públicas, por meio de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.

Considerando as mudanças ambientais globais, as discussões da Conferência se basearam nos subtemas ar, água, terra e fogo, discutidos com a participação dos palestrantes Ivo Mendonça (Engenheiro de pesca do IPA), Eliana Gomes Ferreira (Técnica de Meio Ambiente da Empresa Cortez), George Novaes (Presidente da ARBio), Comandante Marcílio (GBV-PE), e as monitoras do Projeto Mais Educação, Josiane e Juciane, compartilhando a experiência da horta orgânica que elas manejam nas escolas do município.

O público da Conferência assistiu à peça “Jogue o lixo no lixo”, do ator e produtor cultural Alexandre Sertão, abrindo a programação do evento no período da tarde. Em seguida, houve apresentação dos trabalhos dos alunos Ávila, Andressa, Lorrayne e Évila, que expuseram seus projetos, sugeridos para realizar na Escola Municipal 7 de Setembro. A instituição escolar vem desenvolvendo ações para tornar-se uma escola sustentável. Segundo a profa. Niedja Batista, "não é somente como uma proposta preventiva para mitigarmos ou evitarmos problemas, é também buscando um caminho de construção de sociabilidades solidárias, de relações criativas e afetivas com a natureza, da qual somos parte, um caminho com horizonte indefinido, mas instigante, pois é fruto de um processo coletivo e participativo, um caminho que provoca e convida a um senso de abundância, de alegria, de construção de novas realidades."

Na ocasião foi oficializada a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), que é uma forma de organização na escola, baseada na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. O principal papel da Com-Vida é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola.

Para ver fotos do evento, clique aqui>Conferência de Meio Ambiente 2013 - Escola 7 de Setembro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prof. Nieja Batista
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário