segunda-feira, agosto 19, 2013

Petrolândia: Recital Saboreando a Poesia é realizado na Escola de Jatobá

Organizadores e participantes do Recital Saboreando a Poesia
Fotos: Lúcia Xavier
Poeta e cantor Evânio Barbosa dá uma "palhinha" no recital
Alexandre Sertão, coordenador da Biblioteca Barão de Mauá
Zélia Maria declama "Amores"
Kenatte, Zenilda, Bruna, Joyce e José Luiz
Na manhã de sexta-feira passada (16), na Escola Estadual de Jatobá, em Petrolândia, foi realizado o recital Saboreando a Poesia, integrando o Projeto Pedagógico Mundo Mágico da Leitura, desenvolvido pela professora Zenilda Cruz.

O recital aconteceu no Espaço Paulo Freire, no pátio da escola, em ampla área ao ar livre, com bancos colocados sob mangueiras. Ali foram colocadas mesas e cadeiras para acomodar os participantes do recital, com público formado por representantes da Escola de Jatobá, Biblioteca Municipal Barão de Mauá, artistas locais e alunos do 1o. ano do Ensino Médio, Turma A.

O ator, compositor e produtor cultural Alexandre Sertão, coordenador da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, compareceu ao evento, juntamente com a bibliotecária Conceição. Além do poeta Antônio de Souza Cruz, Sertão convidou o poeta e cantor Evânio Barbosa e o escritor José Luiz da Silva, o Zé do Cordel. Evânio declamou uma poesia e cantou algumas músicas. José Luiz declamou seu último suplemento, "De carona com o além".

Alunos, professores e convidados recitaram poesias de autores consagrados da literatura brasileira, como Vinícius de Moraes e Olavo Bilac. Encerrando o recital, que teve o amor como tema, a poetisa Zélia Maria, bibliotecária da Escola de Jatobá, declamou seu poema "Amores", incluído na coletânea de poesias Sintonia de Sentimentos.

Durante o evento, Sertão informou que o filme "Um Amor ao Pôr do Sol", baseado em poema seu, produzido em 2012 pela MontSerrat Filmes, com elenco e paisagens de Petrolândia, será exibido em mostra de cinema do Caixa Cultural nesta terça-feira (20).

Presentes ao evento as jovens Kenatte Lima, Joyce Sena e Bruna Carvalho, alunas de Letras no Cesvasf-Campus Petrolândia, participantes de projeto de parceria da Escola de Jatobá com aquela instituição de Ensino Superior. As graduandas participam do projeto, aplicando a área teórica do curso na unidade escolar. As alunas demonstraram sua preocupação com o encerramento do campus da Cesvasf em Petrolândia, dentro de dois anos, quando serão finalizados os cursos das últimas turmas em andamento.

O encerramento do recital foi acompanhado de lanches para os participantes.

Para ver fotos, clique aqui>Saboreando a Poesia - Escola de Jatobá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário