terça-feira, agosto 06, 2013

Prefeito de Buíque, Jonas Camêlo, pré-candidato a deputado estadual, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista Jonas Camêlo(PSD), prefeito de Buíque

No fim da tarde desta segunda-feira (05), a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou Jonas Camêlo (PSD), prefeito reeleito do município pernambucano de Buíque, no Agreste, com população superior a 52 mil habitantes, de acordo com o Censo 2011. Jonas Camêlo foi releito com 54,84% (13.564) dos votos válidos.

Na entrevista o prefeito reeleito de Buíque fala, entre outros assuntos, da sua administração no município, afirma que não tem dúvidas de que Eduardo Campos vai ser candidato à Presidência da República, e ainda diz que é pré-candidato a deputado estadual para as eleições de 2014.

Jonas Camêlo também faz duras críticas ao governo de Dilma, diz que recebeu o município de Buíque no ano de 2009 acabado, e que tem feito várias obras durante a sua gestão.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho:

A reportagem do Blog agradeceu a disponibilidade de Jonas Camêlo e quis saber o que o trouxe ao Sertão de Itaparica.

Jonas Camêlo: Boa tarde, Assis. Na verdade, eu estou de passagem aqui por Petrolândia, depois de ter participado de uma reunião em Petrolina, com membros da Codevasf. Também um dos motivos que fazem com que eu esteja aqui é o fato de a gente querer divulgar o nosso nome, uma vez que a gente está pleiteando uma vaga a deputado estadual nas eleições de 2014.”

Perguntado sobre sua administração no município de Buíque, nas duas administrações.

Jonas Camêlo: Olha, a gente recebeu o município (em 2009), podemos assim dizer,  acabado. Dentro destes aproximadamente cinco  anos em que a gente está trabalhando por Buíque, conseguimos fazer várias obras. Inclusive, a gente só tem a a gradecer ao governador do estado (Eduardo Campos), porque recentemente nós conseguimos recursos de R$ 10 milhões para a construção de um matadouro, para a construção de calçamento de ruas e outros trabalhos que a gente está fazendo, inclusive a Adutora que o governador trouxe pra gente. Portanto, estamos fazendo esse trabalho lá em Buíque e, graças a Deus, o povo lá de Buíque tem nos apoiado bastante. Na primeira eleição (2008), eu fui eleito com 50% dos votos, com 1. 700 votos de diferença,  e agora, nas eleições de 2012, nós conseguimos a reeleição com com mais de 3. 800 votos de diferença. Além disso, segundo pesquisa realizada agora no mês de julho,  o nosso governo tem aprovação de 75% da população. Também temos o apio do deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD,  e com isso a gente tem buscado parcerias para que a gente possa ter mais um representante na Assembleia Legislativa para o interior do nosso estado.


Sobre o movimento popular nas ruas no mês de junho passado, e se em Buíque houve manifestação.

Jonas Camêlo: Diante disso que está acontecendo, com o povo indo para as ruas, principalmente no sul do país, onde a gente vê com mais frequência essas manifestações populares, lá em Buíque, também a gente passou por isso. Foram poucos manifestantes, mas também teve movimento nas ruas e, é claro, o povo merece mais um pouco de respeito, principalmente pelo lado do governo federal que está deixando os municípios abandonados. Os municípios, para sobreviver só com o FPM e o ICMS, não têm condições, uma vez que o governo federal está renunciando à receita. Como é que ele está renunciando à receita? Está deixando de repassar o que é de direito do município, o que é de direito do povo, para fazer obras que até agora não foram concretizadas, como a Transposição do São Francisco, a Transnordestina, entre outras. Por outro lado, o governo investiu muitos recursos na Copa do Mundo, por isso essa revolta do povo. Portanto, todos os municípios estão passando por dificuldades, mas com um trabalho bem feito, a gente consegue reverter em prol da população o pouco recurso que recebe, com muito trabalho.

Sobre o Governador Eduardo Campos e sua possível candidatura à Presidência da República em 2014.

Jonas Camêlo: Olha, Eduardo Campos começou a sua campanha para governador, em 2006, com apenas 3%, do mesmo jeito que eu comecei lá em Buíque,  na campanha de 2008. Ele começou com 3%, conseguiu ir para o segundo turno e se elegeu governador do estado.  Eu também comecei com 3% e  consegui ser eleito com mais de 50% dos votos.  E agora, que Eduardo só tem  4% ou 5% nas pesquisas nacionais, ele não vai desistir e, com certeza, ele vai estar no páreo, por conta de ele ser um governador competente e estar realizando um bom trabalho em Pernambuco. Tanto é assim que, agora, em recente pesquisa, ele foi eleito o melhor governador do país. Enquanto administradores do Sul e Sudeste não estão conseguindo essa margem, Eduardo está caminhando folgado.


Perguntamos se todos os prefeitos aliados de Eduardo Campos estão com a certeza absoluta de que o governador vai ser candidato à presidência da República.

Jonas Camêlo: Com certeza. Eduardo Campos vai ser candidato e eu acredito que ele vai ser eleito presidente da República.

Perguntamos sobre o possível sucessor de Eduardo Campos.

Jonas Camêlo: Nós, com certeza, vamos apoiar o candidato indicado pelo Governador para sucedê-lo. Esse nome ele ficou de indicar no mês de janeiro para fevereiro do ano que vem.

Perguntamos sobre sua candidatura a deputado estadual.

Jonas Camêlo: Por enquanto, nós estamos em uma pré-campanha que vai até o final do ano. Também estamos esperando a decisão do governador, que deve nos indicar alguns municípios para que a gente possa sair com uma candidatura fortalecida, e com chances reais de uma vitória nas urnas em 2014.

Perguntamos se ele já tem apoio de prefeitos à sua candidatura.

Jonas Camêlo: Sim. Em  Buíque, em Pedra, Tupanatinga, ou seja, nos municípios que fazem limite com a cidade de Buíque. Hoje, a gente já tem alguns compromissos fechados com alguns  ex-prefeitos, vereadores, e nestas regiões a gente já tem  uma tendência de sair com mais de 15 mil votos. Então, no meu partido (PSD), pra gente se eleger, a gente precisa de 30 a 35 mil votos, e a gente está precisando buscar esses 20 mil votos. O governador deve indicar onde a gente deve buscar em torno de 10 mil(votos), e a gente vai correr atrás de mais 10 mil votos, para que a gente possa ter mais uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.


Perguntamos ao prefeito quais seriam as reais possibilidades de o seu nome ser indicado para concorrer a deputado estadual, numa escala de um a dez.

Jonas Camêlo: Hoje, as reais possibilidade de eu ser um candidato a deputado estadual nas eleições de 2014, talvez seja um sete, até porque essa decisão de sair como candidato foi tomanda há apenas oito dias.

Agradecemos a atenção do prefeito de Buíque ao Blog de Assis Ramalho, desejando boa sorte ao pré-candidato a deputado estadual.

Jonas Camêlo: Obrigado a você, Assis, pela oportunidade e até a próxima.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário