sábado, julho 27, 2013

Mostra em homenagem ao papa traz obras inéditas sobre São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, padroeiro de Petrolândia, estátua na entrada da cidade
(Foto: Assis Ramalho)

A exposição São Francisco de Assis, das Chagas de Todo Mundo, em cartaz no Museu de Arte Sacra da capital paulista, traz um acervo praticamente inédito de 28 peças que fazem referência ao santo, entre esculturas, pinturas, desenhos e fotografias. A maior parte das obras é desconhecida do público, pois está guardada na reserva técnica do museu.

Maria Inês Coutinho, diretora do museu e curadora da mostra, conta que a exposição foi montada em homenagem à visita do papa Francisco ao Brasil. “Temos uma pintura do século 17, desenhos que também são inéditos, do início do século 20, e várias esculturas do século 19”, disse ela.

A Igreja de São Francisco, localizada em São João del Rei (MG), foi escolhida para ambientar a exposição, cuja decoração remete ao interior da construção histórica. “A igreja [de São João del Rei] tem um altar que mostra uma imagem de São Francisco reverenciando Cristo, nós demos destaque para isso”, contou.

Segundo Maria Inês, desde a abertura no dia 13 de julho, foram batidos recordes de visitação – cerca de mil pessoas estiveram no museu no último sábado. De acordo com a curadora, o público médio diário que visita o espaço, normalmente, não passa de 70 visitantes. O museu comporta 150 pessoas por vez.

Uma das obras que podem ser vistas, a São Francisco das Chagas, do século 17, está entre as raridades. “[A obra] mostra o santo recebendo o abraço do chamado Cristo Seráfico. É uma representação do amor e devoção de São francisco com Cristo”. A peça produzida em barro veio da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, na capital.

A curadora destaca que o visitante notará diferentes representações enquanto percorre a exposição. “São Francisco, na visão da iconografia, na forma de representação mais tradicional, vem com os animais, tem pássaros, lobos. As diversas representações enriquecem muito.”

A mostra termina no dia 1º de agosto e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 18h. Os ingressos são vendidos por R$ 6 ou R$ 3 (meia entrada). O Museu de Arte Sacra fica na Avenida Tiradentes, 676.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário