sábado, julho 27, 2013

Petrolândia: Amaro Pereira, o popular Zebrinha, comemora 70 anos de idade entre amigos

Zebrinha, no centro da foto, comemorando aniversário entre amigos
Eraldo, Assis Ramalho, Zebrinha, Dado, Aldenir e Zé Inácio
Fotos: Lúcia Xavier
"Agora só os torcedores do Vasco!" Pegadinha com o flamenguista Régi do Bar.
Bar do Régi, a cerveja mais gelada da Quadra 01
A noite de sexta-feira, 26 de julho, foi especial para Amaro Pereira da Silva Neto, o popular Zebrinha. O comerciante comemorou seu aniversário de 70 anos de idade, entre amigos, no Bar do Régi, onde temos a cerveja mais gelada da Quadra 01 de Petrolândia. 

Presente no evento, a reportagem do Blog de Assis Ramalho puxou o perfil do aniversariante.

Nascido em Gravatá (PE), Zebrinha reside em Petrolândia desde 1973, quando chegou à velha cidade, funcionário de uma empreiteira, para construir uma ponte. Anteriormente, ele trabalhou na construção da Barragem de Sobradinho, na Bahia. Desenhista publicitário, ele trabalhava com letreiros e desenhos.

Em Petrolândia, Zebrinha também trabalhou na Chesf, durante seis anos, e foi Oficial de Justiça "ad hoc" durante dois anos. Em seu currículo ele também tem experiências na política, com várias candidaturas a vereador.

Porém, uma parte muito interessante de sua longa história de vida é o período em que ele esteve em Brasília, como candango, de 1964 a 1969, trabalhando na construção da Capital Federal, que completou 53 anos de fundação no dia 21 de abril passado.

Zebrinha trabalhou em vários setores do Plano Piloto de Brasília, como o Eixo Central, e também foi funcionário de um parque de diversões e encarregado de vendas de gêneros alimentícios a domicílio na Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Vale a pena conhecer as aventuras e desventuras de um jovem nordestino de 20 e poucos anos na capital do país.

Perguntado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho sobre o motivo de ter se fixado em Petrolândia, ele respondeu sem hesitação: "Quem bebe a água do rio São Francisco não esquece nunca."

Zebrinha, torcedor do Vasco da Gama e do Náutico, é pai de Joselito, Juanaliton e Isabelita. Zebrinha é comerciante de confecções, estabelecido em frente à agência do Banco do Brasil, no centro de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique aqui>Comemoração 70 anos de Zebrinha - Bar do Régi

Segundo a pioneira Mercedes Urquisa, citada em Casa.com.br, “O Núcleo Bandeirante em Brasília, época em que o aniversariante Zebrinha trabalhou lá, tinha duas ruas: a Primeira Avenida ou Avenida Central e a Segunda Avenida. A Avenida Central era a de maior movimento, pois os jipes e caminhões trafegavam num vaivém sem fim que envolvia casas e pessoas numa densa nuvem vermelha. Ali não havia diferenciação de cores; a cor era uma só: a cor da poeira, símbolo de uma jornada de trabalho.”
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos Lucia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário