terça-feira, maio 14, 2013

Petrolândia: Merenda escolar valoriza pequeno produtor e a economia local

Em Petrolândia, a merenda dos alunos da rede municipal de ensino tem sabor de desenvolvimento local

A Prefeitura de Petrolândia formalizou mais um grupo de produtores para fornecimentos de produtos para a merenda escolar da rede municipal de ensino, incentivando a produção local de alimentos. Antigamente, as escolas recebiam 80% de seus produtos industrializados, o que tornava o cardápio não tão saudável como deveria ser, pois as compras eram feitas exclusivamente por licitações. Hoje, 70% do repasse do governo federal é utilizado para a compra dos produtos da agricultura familiar.

A merenda escolar é preparada com alimentos produzidos no próprio município, como verduras, frutas, bolos, doces, tapiocas, polpa de peixe, bode, polpa de fruta etc. Esta estratégia valoriza a economia local. Cleide Maria da Conceição, fornecedora de bolos para a merenda escolar, em associação com outras boleiras, disse: “Com esse grupo de boleiras que formamos temos trabalho para onze mulheres, que antes eram desempregadas, e fico feliz em saber que nossos filhos estão comendo nas escolas o fruto do nosso trabalho.”

Para conferir a diversidade do Cardápio oferecido aos alunos, clique aqui>Cardápio Merenda Limão Bravo

De acordo com Ana Patrícia Jaques Marques Quidute Araújo, nutricionista da Prefeitura de Petrolândia, "é preciso valorizar os alimentos naturais e principalmente os produzidos pelos nossos agricultores, pois os hábitos saudáveis devem ser sempre trabalhados nas escolas. Além das compras diretas aos agricultores, recebemos doações do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea)-Programa de Alimentos do IPA-Instituto Agronômico de Pernambuco, o que aprimora ainda mais a qualidade do nosso cardápio. Fico feliz em ver as mudanças consideráveis na qualidade da merenda escolar ao longo dos anos. Lembro que no tempo em que eu estudava, era tudo artificial e vinha direto do governo do Estado. Hoje, os 8 mil alunos da rede municipal de ensino consomem merenda de boa qualidade, incrementada pelos produtos da região, e levando em consideração a produção local, sazonalidade, variedade e respeito à cultura e aos hábitos alimentares dos alunos."
Grupo de agricultoras produzindo bolinhos para a merenda escolar.
Na Agrovila Limão Bravo, a família do sr. Zelo também produz bolinhos para a merenda escolar dos alunos do município.
Melão e mamão: doações do Governo, através do IPA. A Família Barros, do Limão Bravo, forneceu 2.000 Kg de melancia, 500 Kg de cebola e 2.000 Kg de melão no mês de abril/2013.
Arroz com creme de polpa de peixe: Mais do que um prato, um exemplo da valorização do trabalho dos produtores locais. A polpa de peixe é produzida pelas mulheres da Colônia de Pescadores.
Reunião com a Cooperativa Agroavícola de Petrolândia, responsável por fornecer produtos da agricultura familiar à Prefeitura Municipal.
Nas hortas escolares, educação e saúde: alunos aprendem a cultivar alimentos orgânicos, aproveitados na merenda escolar.
Entrega de uniformes às merendeiras
Treinamento das merendeiras
 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Ana Patrícia Jaques Marques Quidute Araújo

3 comentários:


  1. "As palavras comovem, os exemplos arrastam". (Santo Agostinho)

    É uma excelente propaganda em um Blog que tem mais de 5.000 acessos diários.
    Algumas destas fotos, se não estou enganado foram amplamente divulgadas durante a campanha eleitoral no facebook “Eleitores de Lourival Simões”.
    Já que você recebeu as informações e fotos e publicou, eu sugiro que faça uma matéria investigativa. Vá a cada escola do Limão sem avisar (São 10 escolas). Chegue no horário da merenda. Fotografe os alunos merendando, identifique e fotografe o estoque. Entreviste aleatoriamente alguns pais de alunos. Depois divulgue o Resultado. Se quiser eu pago a gasolina.
    A Prefeitura de Petrolândia recebeu do Governo Federal de Fevereiro até Abril deste ano mais de R$ 182.000,00 destinados à merenda escolar.
    Tenho duas filhas estudando em uma das escolas do Limão, uma com 4 anos e outro com seis. Acompanho diariamente as atividades delas na escola. Quando 50% do cardápio que está aí divulgado for cumprido durante pelo menos um mês eu serei o primeiro a elogiar e divulgar no Blog do Icó Mandantes. A mim não interessa quem esteja no poder. O que eu quero é que o nosso direito seja respeitado. Enquanto isso eu prefiro o Cardápio semanal divulgado no Blog do Icó Mandantes: http://www.sitiocampinho.com.br/blog_voltamerenda.asp

    Não basta apenas treinar merendeiras, distribuir fardamentos, etc, etc. É necessário acompanhamento, controle, supervisão. Sem isso nada passará de boas intensões. Às vezes eu penso que muitos servidores da Prefeitura deliram e acreditam que o que pensam pode acontecer como num passe de mágica. “Quem não consegue viver de acordo com a sua forma de pensar corre o risco de que o seu pensamento dê uma volta e se adapte à sua nova forma de viver”... (Paulo Geraldo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário para uma garota de apenas 7 anos de idade, nascida em 31/03/2006.

      Excluir
    2. Olá Assis. O comentário é Meu (Paulo Campos). A garota é minha Filha. O seu Blog exige um perfil para comentário. O Perfil usado por mim para fazer o Comentário é do Google. Só tenho este Perfil. A assinatura Laura Dossi Campos, foi uma publicação minha para minha filha que existia no Blogger. É uma falha do Google. Já tentei corrigir isso mas não conseguir.

      Excluir