domingo, abril 28, 2013

Petrolândia: PM Senival, da 4ª CIPM, aluno do Curso de Formação de Sargentos, é entrevistado pelo Blog

Alunos do Curso de Formação de Sargentos da PMPE
(clique nas fotos para ampliar,clicando pela 2o vez a ampliação será maior.)
AL CFS PM Senival, da 4ª CIPM, em sala de aula
PM Senival em ação de repressão ao tráfico de drogas em Recife
Senival (primeiro à direita) e companheiros da 4a. CIPM
No dia 10 de maio a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco concluirá o Curso de Formação  de Sargentos da PMPE da turma iniciada em janeiro deste ano. O curso tem duração de quatro meses, com 710 horas/aula de diversas disciplinas. A capacitação repassa conhecimentos de direitos humanos, gerenciamento de crises, mediação de conflitos, defesa pessoal, primeiros socorros e técnicas policiais. 

Entre os formandos há representantes da 4ª CIPM-Petrolândia e a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou um deles. José Senival Siqueira Filho, o AL CFS PM Senival, tem 41 anos, é natural de Arcoverde e reside em Petrolândia. Há menos de um mês tornou-se pai pela quinta vez e está às vésperas de conquistar a patente de 3º Sargento, então é natural que esteja duplamente ansioso para concluir a capacitação. Confira nossa entrevista.

Blog de Assis Ramalho: Há quantos anos você ingressou na PM?

PM Senival: Estou na Policia Militar há vinte e um anos.

Blog de Assis Ramalho: Você fez o concurso para a PM porque sentiu que tem vocação ou fez o
concurso por experiência e foi aprovado?

PM Senival: Não foi por experiência e sim por vocação. Sempre tive vontade de ser um policial, era um sonho de infância.

Blog de Assis Ramalho: Desde quando você está fazendo o Curso de Formação de Sargentos-CFS e quando será concluído? Você se inscreveu e foi selecionado ou foi indicado?

PM Senival: Estou aqui em Recife, juntamente com meus companheiros de CFS, Cleiton, Aécio, Assis, Oliveira, Dantas, Siqueira, F. Vital, Jorge, Ernande e Leite, desde o dia 14/01/2013, e a previsão de término é dia 10 de maio, se Deus quiser. A seleção não foi por concurso. Fui convocado por me enquadrar entre os cabos mais antigos da PMPE. Esse processo faz parte do Plano de Cargos e Carreiras da PMPE.

Blog de Assis Ramalho: Qual a importância dessa capacitação para você?

PM Senival: É mais um sonho se realizando, não só na vida pessoal, mas também na vida profissional, sem deixar de falar da minha família que, com certeza, é um sonho pra eles também.

Blog de Assis Ramalho: Como é o treinamento, exige mais fisicamente (resistência física, reflexos),
psicologicamente (sangue frio, perseverança) ou intelectualmente (conhecimentos gerais e específicos)?

PM Senival: O CFS em si exige de tudo um pouco, físico e  mental, mas acima de tudo profissionalismo. Tenho certeza que o que exige é caráter,  respeito por todos. Isso é o que Curso nos mostra, que para sermos bons profissionais temos que ter tudo isso e muito mais.

Blog de Assis Ramalho: Qual seu objetivo na PM? Tem alguma patente a que você aspire?

PM Senival: Meu objetivo na PM é poder olhar para trás e dizer estou fazendo o melhor pra mim, minha família e para a sociedade. Não busco nenhuma patente superior, busco fazer o melhor, que é ser profissional. As graduações são consequências (conquistas) do meu trabalho com meus companheiros e superiores.

Blog de Assis Ramalho: Durante as ações, você sente algum temor? Tem medo?

PM Senival: Temor sim, medo não, pois a partir do momento que somos acionados para qualquer ação, primeiro temos que conversar com DEUS e pedir que tudo dê certo, tanto da mais pequena ação quanto à mais perigosa, pois ele é quem nos dá o livramento.

Blog de Assis Ramalho: É casado e tem filhos? Durante esse período quantas vezes você pode virem casa? Dá saudade ou não tem tempo pra sentir saudade?

PM Senival: Sim, sou casado e tenho cinco filhos, que são a razão de viver de um pai. Inclusive, a mais nova tem vinte e cinco dias de nascida e estou sentindo muita falta dela, como dos outros também. Vim em casa diversas vezes. É um curso que exige bastante, mas que lhe dá oportunidade de estar convivendo, com frequência, com seus familiares. Saudades sentimos bastante da família, dos amigos e da convivência com os colegas de trabalho, do futebol nos finais de semana. Falando em futebol, a AVEPE está de parabéns por mais uma vitória em amistoso contra a associação Pó de Serra. E eu estava  lá, dando minha contribuição como bandeirinha.

Blog de Assis Ramalho: Deixe uma mensagem para os seus companheiros de farda em Petrolândia.

PM Senival: Aos meus companheiros de Petrolândia, deixo esta pequena homenagem: (frase de Ralph Emerson) "A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você" e eu confio em vocês. Um abraços a todos vocês deste velho e novo companheiro.

Blog de Assis Ramalho: Deseja acrescentar algo às suas palavras?

PM Senival: Finalizando gostaria de parabenizar o Blog do Assis Ramalho pelo um milhão de acessos, e agradecer a todos que, direta ou indiretamente, ajudaram para que eu realizasse mais um sonho em minha vida, ao meu comandante, Major REINALDO, e aos OFICIAIS, SARGENTOS, CABOS e SOLDADOS que fazem a 4ª CIPM, pelo apoio que nos deram desde o primeiro momento em que começamos a fazer os exames, mesmo antes do inicio do curso, e ao blog de Assis Ramalho por este momento de poder estar dividindo um pouco da minha vida pessoal e profissional. Um abraço aos meus amigos de Petrolândia, Jatobá e Itaparica, e a você, meu amigo Assis Ramalho, fica com DEUS e sucesso.        

O Blog de Assis Ramalho agradece ao Sgto PM Senival pela entrevista e parabeniza todos os formandos do Curso de Formação de Sargentos da PMPE pelo nova conquista obtida em suas carreiras militares.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Facebook/Senival Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário