quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Petrolândia: ONG ARBio se reúne para desenvolver planos de ações para o meio ambiente do município

Fotos: Assis Ramalho

A Comissão de Meio Ambiente de vereadores de Petrolândia, composta pelos legisladores Sílvio Rogério, Zé Pezão e Dona Santa se reuniram nesta terça-feira(26) com o presidente ONG Ambiental, ARBio – Associação de Reciclagem Biológica, George Novaes e equipe técnica para desenvolver um plano da ações para que seja aplicado no município a partir de 2013. A reunião aconteceu na sala de reunião da Câmara de Vereadores.

O ponto fundamental do encontro foi a criação do CM MA – Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolândia. Estiveram  presente além dos representantes da ARBio e vereadores, um representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente o Sr. Edeli, já que o secretário Fábio Luiz não pôde comparecer para apresentar as informações necessárias para seguimento do projeto.

A Comissão de MA da Câmara destacou a importância dessa tomada de decisão por parte da ONG em cobrar o mais breve a criação do CM MA, pois muito se perde em termos sociais, ambientais e econômicos. “Precisamos unir forças para seguir o caminho, respeitar e reconhecer o valor do MA, sendo competentes para angariar recursos e transformar o Aterro Sanitário num espaço gerador de renda que poderia estar beneficiando muitas famílias, também com a preocupação que outros projetos sejam fiscalizados com o olhar da sustentabilidade, a necessidade de inserir de maneira mais eficaz a Educação Ambiental devendo começar nas escolas envolvendo pais e alunos, como agricultores mantém relações de proximidade com as questões ambientais, que de tanto maltratar a natureza percebem os efeitos negativos das mudanças climáticas, do desequilíbrio ecológico e dos vários impactos causada na zona urbana, ainda que a burocracia é empecilho para execução de ações de fundo ambiental.” disse George Novaes.
  
Durante a reunião foi discutido da necessidade urgente de criação do CM MA, com o total apoio da Câmara Municipal. Também foi debatida ideias destinadas a recuperação, e melhoria da qualidade ambiental, promoção de pesquisas, fiscalização dos projetos públicos e privados, visando a compatibilização do desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. Também foi discutido a geração de dados sobre a existência de áreas degradadas ou ameaçadas de degradação, coleta seletiva que vai gerar renda e cuidados com os recursos hídricos, revitalização do Mirante da Serrota, e debate sobre a Lei Orgânica.

Ficou acertado para a próxima reunião, que a comissão convide representantes do executivo das áreas de saúde, infraestrutura e educação.

Para ver as fotos da reunião, clique no atalho abaixo.
Clique>Câmara dos Vereadores de Petrolândia: Reunião com ONG ARBio

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário