sexta-feira, janeiro 25, 2013

Petrolândia: Secretaria Municipal de Saúde promove ações para cuidados com o público masculino

PSF Antônio Firmino( Petrolândia)

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia está promovendo ações para cuidados com o público masculino. Isso porque, segundo estudo, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata também está entre as causas mais frequentes de mortes. O crescimento de óbitos por esse tipo de câncer cresceu 120%, entre 1979 e 2006, segundo o instituto.

Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando os quadros já se agravaram.

É para ampliar o acesso deles aos serviços de saúde que a Atenção Básica Municipal integra a mais nova Política de Atenção à Saúde do Homem. A iniciativa foca os homens de 20 a 59 anos de idade, que correspondem a 41,3 % da população masculina. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência a essa população, a meta do município de Petrolândia é incentivar os homens a procurar o serviço de saúde pelo menos uma vez por ano, nos PSF’s.

Para otimizar essa assistência, todos os PSF’ s terão um atendimento mensal noturno, com Médico, Dentista e Enfermeiro, visando atender homens que por algum motivo não podem procurar o serviço em horário convencional. Também haverá vagas de urgência para o Urologista, se os profissionais de saúde da unidade sugerirem.

Na terça-feira passada (22) foram atendidos os homens da área do PSF Antônio Firmino, localizado na Quadra 10, com palestras, informações sobre planejamento familiar, atendimento bucal, consulta médica, consulta de enfermagem, distribuição de preservativos e atualização de vacinas.

Atenção, homens, procurem o quanto antes seu PSF e informem-se da data em que irá acontecer esse atendimento. Prestigie e participe, pois o mais importante é cuidar da sua saúde.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Júnior Galindo, Coordenador de Atenção Básica da Sec. Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário