sábado, novembro 24, 2012

Seminário Permanente de Desenvolvimento do Sertão de Itaparica é realizado em Jatobá


De 21 a 24 de novembro foi realizado no Auditório da CHESF em Itaparica, no município pernambucano de Jatobá, a Rodada Itaparica do Seminário Permanente de Desenvolvimento. No evento foram discutidas soluções para os entraves que atrapalham o crescimento e o desenvolvimento da microrregião de Itaparica, formada pelos municípios de Belém de São Francisco, Floresta, Jatobá, Itacuruba, Petrolândia, Carnaubeira da Penha e Tacaratu, no sertão pernambucano.

O objetivo do encontro foi contribuir para a interiorização do crescimento econômico e do desenvolvimento social e mobilizará autoridades e especialistas. Na programação, discussões sobre soluções de problemas previamente apontados por autoridades regionais e profissionais radicados na região, criando ambiência adequada à superação de dificuldades e aproveitamento das potencialidades locais.

Os temas dos painéis foram: 1 - Gestão das Águas do Projeto de Integração da Bacia do rio São Francisco; 2-Agricultura Irrigada; 3-Aproveitamento e Conservação da Caatinga; 4-Geologia e Mineração; 5-Caprinovinocultura, Piscicultura e Turismo; 6-Infraestrutura; 7-Produção e Transmissão de Energia Elétrica; 8-Infraestrutura Social.

A exposição e discussão dos temas encerrou-se na tarde de sexta-feira (23), com a elaboração e aprovação de documento contendo soluções apontadas durante o encontro. Na manhã deste sábado, o Seminário foi encerrado com visita técnica a empreendimento de piscicultura.

A coordenação geral do evento foi de André Lopes, do Clube de Engenharia de Pernambuco. As entidades parceiras na realização do evento foram: CHESF - Carlos Roberto Gomes Brito; AMUPE - Jarbas Albuquerque; SEBRAE - Mª Auxiliadora B. Vasconcelos; SDEC - Fausto Pontual; SEPLAG - Roberta de Meira Lins; SUDENE - Péricles Nunes; DNOCS - Katia Távora e Alexandre Moura; DMPM - Antônio Christino Lyra; e CODEVASF - Marcelo Teixeira.

Foram convidadas a participar do evento CONFEA, Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, UFPE, UPE, UFRPE, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, IPA, Ministério da Pesca, AD Diper, FIEPE, prefeituras, Ministério da Integração Nacional, Assembleia Legislativa, Associação dos Criadores de Pernambuco, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Articulador do Território Itaparica, MDA, INCRA, IBAMA, FUNAI, Prefeituras e Câmaras dos municípios das divisas com Bahia e Alagoas, Clubes de Engenharia da Alagoas e Bahia, Diocese de Floresta, entre outras entidades.

Para ver a programação do evento (em PDF), clique no atalho abaixo:
Clique>Seminário Permanente de Desenvolvimento - Rodada Itaparica

Da redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário