quarta-feira, novembro 21, 2012

Petrolândia: Usuários da casa lotérica continuam a reclamar de péssimo atendimento

Filas enormes nas calçadas
Mulher na fila com criança de colo
21/11/12 - 09h32: Um mar de gente
21/11/12 - 09h33: Quantas filas você consegue identificar?
21/11/12 - 09h40: A fila dobra a esquina da Manoel Borba
em direção à Cecília Delgado
Decoração: Placa com telefone da Ouvidoria da Caixa
e Código de Defesa do Consumidor
à disposição do público (04/09/12)
No Diário Oficial de Pernambuco de 23/05/2012, foi publicado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela representante da Lotérica Stillus, localizada em Petrolândia, perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Promotor de Justiça Daniel Ataíde Martins, em que a empresa compromete-se a cumprir a Lei Estadual 12.264/2002. A lei determina que o prazo razoável para o atendimento aos consumidores nos caixas das agências bancárias deve ser de, no máximo, 15 minutos em dias normais, e de 30 minutos em dias de pagamentos. A lei se aplica também às casas lotéricas.

A intervenção do Ministério Público no caso foi determinada pelas reclamações dos consumidores ao Promotor de Justiça, a respeito das longas filas que se formavam na casa lotérica, principalmente durante os dias de pagamento dos benefícios sociais, e denúncias de que idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais não estariam recebendo atendimento preferencial.

Além do compromisso de cumprir o tempo máximo de atendimento, a lotérica ficou responsável também por conseguir um terminal eletrônico de atendimento, em três meses, junto à Caixa Econômica Federal, e por colocar um guichê em um prédio vizinho, para que as filas na agência diminuíssem. Se algum dos itens não fosse cumprido, a responsável pela empresa poderia pagar multa diária de R$ 500 (quinhentos reais) e ainda responder a uma ação civil pública, com o objetivo de a Justiça obrigá-la a promover todas as melhorias previstas no TAC.

Passados 6 (seis) meses da publicação do TAC, observamos que praticamente nada mudou no atendimento ao público prestado pela única casa lotérica de Petrolândia. A representante da Caixa em nossa cidade, funciona num pequeníssimo prédio no centro da cidade. Assim, no início da manhã, duas longas filas são formadas nas calçadas: uma que se estende sobre os pisos acidentados, paralela à Avenida dos Três Poderes, e outra que se espreme contra as portas das casas comerciais da Rua Manoel Borba. Por incrível que pareça, entre as duas filas, geralmente "nasce" outra, no estreito espaço entre a lotérica e os vários ambulantes que fazem ponto na disputada esquina.

É grande e justificada a indignação dos usuários da lotérica. Petrolândia não tem agência da Caixa Econômica e todos os serviços da Caixa e benefícios sociais têm que ser procurados ali.

Na manhã desta quarta-feira (21), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com alguns das dezenas de usuários que sofriam em uma fila sem tamanho. "Eu cheguei aqui às 4 horas da manhã e já tinha uma grande fila. Muitas pessoas que neste momento ainda estão na fila (já eram 9 horas) chegaram mais cedo do que eu", desabafou dona Marcília, que veio da Agrovila do Limão Bravo para receber o Bolsa Família.

Quem também disse não aguentar mais o sofrimento de enfrentar a interminável fila, todos os meses para receber o Bolsa Família, foi dona Maria, residente no Sítio Mata Cabra. "Já chegou ao ponto de eu, assim como muitas pessoas, chegar aqui de madrugada, pegar a fila e, próximo ao meio dia, na hora que chegamos na boca do caixa, é avisado que faltou dinheiro e a gente volta pra casa de mãos vazias'', disse ela.

É tanto sofrimento que já tem usuário que diz ficar triste quando chega a data de receber o seu benefício. É o caso de dona Andréa, residente na Quadra 14. "O que era pra gente ficar alegre, quando chega a data da gente receber o nosso dinheirinho, a gente vem pra cá triste, porque sabe que vai chegar de madrugada e sair Deus sabe quando, e rezando para quando chegar na boca do caixa ter o dinheiro", disse Andréa, que afirmou ter chegado às 4 horas da manhã, e ainda estava na fila.

O Blog de Assis Ramalho deixa aqui o apelo às autoridades do município de Petrolândia para que providências sejam tomadas e o sofrimento dessas famílias sejam diminuídos. Deixamos também a seguinte pergunta no ar: Por que, após anos de atividade e experiência, a casa lotérica de Petrolândia ainda não conseguiu planejar e ajustar o fluxo de caixa de suas operações?

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Informações do MPPE disponíveis em www.mppe.pe.gov.br

6 comentários:

  1. Eu adianto que se realmente cabe as autoridades de Petrolândia sanar mais um caso de super lotação nos serviços mistos (privado e publico), pois a muito tempo necessitamos de uma agência da caixa econômica federal em nosso município, pois essa falta faz com que milhares de beneficiários enfrentem filas enorrrrrmes em Serra Talhada ou Paulo Afonso, afim de resolver problemas que uma reles casa lotérica não realiza.

    ResponderExcluir
  2. seja mais autentico assis, fale do prefeito tbm

    ResponderExcluir
  3. Assis Ramalho, antes de qualquer publicação, você deveria procurar a proprietária da Casa Loterica. Até porque é facil criticar quando não se saber da realidade. Então seria interessante uma entrevista com a proprietária.

    ResponderExcluir
  4. Assis,o que vejo e que a caixa economica federal, colocou muita responsabilidade para as casas lotericas, porque as lotericas que conheço são sub lotadas. Então não e muito diferente da casa loterica de petrolândia.E a casa loterica atende toda a população circo vizinhas, então é demais!Mas se a prefeitura deixar, logo petrolândia irá ter uma agencia, mas também não vai resolver as filas, até porque a propria Caixa não tem nemnhum interesse para pagar, onde a mesma manda para casas lotericas, eu sei e afirmo, porque ja conversei com o gerente da caixa, onde eu fui com minha fucionaria para receber o bolsa familia,e a propria agencia resaltou que só receberiamos na loterica.

    ResponderExcluir
  5. Acho um absurdo que se poste comentarios sem os nomes reais das pessoas. Por favor??? E tambem acho que estao mudando o curso do tema em debate. E sempre sobra para o prefeito. So porque todos sabem que os proprietarios da Loterica sempre foram oposiçao. Que isso tem haver? Tambem nao acho que Assis e Lucia puxam para o prefeito NAO. Sao bastante criticos. É so observar um pouco e comparar a cobertura na campanha eleitoral. Entre outras coisas. Boa tarde!Obs: ATENDAM BEM OS BENEFICIARIOS DO BOLSA FAMILIA!

    ResponderExcluir