quarta-feira, novembro 21, 2012

Petrolândia: A misteriosa morte de árvores na Quadra 05

Mais uma árvore agoniza na Quadra 05.
Quem se importa?
A morte de árvores no largo da Av. Prefeito José Gomes de Avelar, na Quadra 05, próximo à Secretaria de Segurança Cidadã, continua envolta em mistério.

Nos últimos meses, três ocorrências chamam nossa atenção. No início de agosto, tentaram matar uma das árvores, ainda de pequeno porte. Bravamente, a arvorezinha resistiu e sobreviveu à insana maldade humana. Nos últimos dias de agosto, uma das árvores vizinhas, um fícus, de grande porte e sobreamento. 

Esta semana, a segunda árvore, gêmea daquela que foi arrancada em setembro, após ressecar totalmente, dá os primeiros sinais de que terá o mesmo destino. Na segunda-feira (19), as ruas próximas estavam cobertas com as folhas que caem incessantemente da árvore. Como lágrimas, em prova de sua lenta agonia, as folhas caem.

O crime dessas árvores que não ofereciam perigo a ninguém, levadas à morte por energúmeno carrasco, foi dar sombra e abrigo de graça, embelezar a rua e a cidade, contribuir para tornar o nosso ar mais respirável e nossa cidade menos quente. 

Matar árvores de grande porte, sem nenhuma justificativa, que não ofereciam perigo a nenhum "humano", equivale a destruir uma cidade em nossos padrões. Quantos animais perderam seus habitats com a morte das duas árvores? Poucas pessoas sabem e muito menos pessoas se importam com isso. Não foram elas que perderam suas casas.

Abaixo, uma sequência de fotos tiradas na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, onde as árvores morrem da noite para o dia, sem explicação, como mártires, em meio à total falta de consciência ambiental, esse artigo de luxo, mais raro e valioso do que diamantes neste sertão assolado pela seca. 
21/06/2012: Largo da Av. Pref. José Gomes de Avelar
e suas grandes árvores
13/08/12: Tentativa fracassada de matar uma das árvores
13/08/2012: Tronco da pequena árvore descascado e
líquido desconhecido jogado em suas raízes
13/08/2012: No mesmo dia, as duas árvores próximas
estão em pleno vigor
30/08/2012: Sinais da morte da primeira árvore na Quadra 05
31/08/2012: Últimas folhas mortas do fícus
05/09/2012: Fícus completamente ressequido
21/11/2012: Ainda não recuperada da perda árvore irmã,
com galhos ainda à mostra, segundo fícus
perde rapidamente suas folhas
21/11/2012: O fícus está definhando. 
Mas quem se importa com a morte de uma árvore?
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

3 comentários:

  1. http://www.anavilhana.com.br/blog/2008/12/ficus-benjamina-ele-e-um-perigo/

    Talvez esse seja o motivo, ou as plantas realmente tiveram alguma doença!

    ResponderExcluir
  2. ASSIS,NÃO SOU ESPECIALISTA NO ASSUNTO MAS PELO Q PUDE VER NAS FOTOS AQ POSTADAS, AS ARVORES DA ESCOLA Q EU TRABALHO APRESENTARAM AS MESMAS CARACTERISTICAS.ACREDITO QUE SEJA UMA DOENÇA Q ESTÁ ACOMETENDO AS NOSSAS ARVORES.NÃO SERIA O CASO DE CHAMAR UM ESPECIALISTA?

    ResponderExcluir
  3. ASSIS,NÃO SOU ESPECIALISTA NO ASSUNTO MAS PELO Q PUDE VER NAS FOTOS AQ POSTADAS, AS ARVORES DA ESCOLA Q EU TRABALHO APRESENTARAM AS MESMAS CARACTERISTICAS.ACREDITO QUE SEJA UMA DOENÇA Q ESTÁ ACOMETENDO AS NOSSAS ARVORES.NÃO SERIA O CASO DE CHAMAR UM ESPECIALISTA?

    ResponderExcluir