terça-feira, setembro 18, 2012

Petrolândia: Há 2 anos calava-se a voz de Cid


Amanhã, 19 de setembro, a cidade de Petrolândia, com certeza, amanhecerá com um quê de tristeza e nostalgia. Serão completados dois anos que perdemos uma das mais belas vozes já ouvidas em nossa região: a voz de Cid.

Em 2010, às vésperas da Festa do Padroeiro da cidade, São Francisco de Assis, Cid faleceu prematuramente, consternando toda a cidade e região, levando multidões a acompanharem seu velório e cortejo fúnebre.
Jazigo de Cid (Foto: Assis Ramalho)

Este ano, familiares, amigos e fãs poderão prestar suas homenagens ao cantor, visitando o belo jazigo construído em memória do inesquecível talento de Cid, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Em 17/03/2010, o portal Tacaratu.com publicou entrevista com a dupla Jean & Cid. Vale a pena rever, clicando neste atalho: http://tacaratu.com/internas/read/?id=875

Reproduzimos, na íntegra, a matéria publicada pelo portal Tacaratu.com, divulgando a perda de Cid, uma luz que não se apaga.

Petrolândia - 22/09/2010

CID, UM ASTRO QUE NÃO SE APAGA NUNCA!

Redação Tacaratu.com
"Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade...". A história parecia pronta, mas ninguém acredita. A sensação de que a vida é muito mais que viver apenas por um período aqui no planeta Terra, já nos dá certeza de que apenas passamos por um momento de transição, findando por sermos transferidos e recepcionados em outra casa de Deus, para que continuemos os nossos projetos. O cantor e compositor Cid, parte da dupla Jean & Cid, não hesitou em pegar a todos de surpresa, bem como de, nos seus últimos instantes, poder mostrar o seu poder artístico na sua região. Tratá-lo como ídolo seria pouco, embora a garra para atingir o estrelato já se somasse em anos de luta, que de certa forma permitiu-lhe, no último instante, perceber o tamanho do carinho que o povo de toda região sertão pernambucano tem pelo seu trabalho.
Fatalidade? Mentira? Há isto não é verdade! Tudo isto se ouvia dos fãs que não arredaram os pés por nenhum instante do velório desse cantor que tanto fez vibrar multidões. Tendo o corpo inicialmente sido velado na sua própria residência, em algum momento do dia concluiu-se que não havia condições para mantê-lo ali, dada a imensidão humana querendo vê-lo. Daí foi levado para o Clube Grêmio Lítero da cidade de Petrolândia, onde permaneceu até a hora do sepultamento, realizado em torno das 22h de 20 de setembro.
O cantor e compositor Cid é um desses artistas muito criativos, que ainda insistia no cenário artístico, em mostrar muito carisma, talento, etc. Além de violonista, com uma performance de palco indescritível, trás consigo um potencial vocal sem medida. O Cid é um artista que busca se completar com total força e essa força registra toda a sua trajetória; um artista que preenchia todo o palco; um artista que não mediu esforços em mostrar sua arte, porém sem que precisasse de subterfúgios ou coisas assim, para fazê-lo, pois, diante da própria personalidade mostrava-se um artista muito dinâmico, nato, na tentativa de abranger-se em todas as áreas da arte, objetivando o engrandecimento dos seus shows. Um verdadeiro show business do nordeste que o Brasil estava prestes a conhecer.
O parceiro de estrada Jean, muito abalado pelo ocorrido, no ato do sepultamento confidenciou a esta redação do Tacaratu.com: "vou fazer o show programado para a festa de São Francisco da cidade de Petrolândia", cidade natal dos dois artistas. Embora muito triste tivesse a real dimensão da perda para a dupla Jean & Cid, quer continuar os projetos que estavam em andamentos, inclusive dos contratos recém-assinados com produtores e empresários, que equipam a dupla, com uma nova produção que por certo conquistará o país.
Esta redação do Tacaratu.com tenta descrever este grande artista na primeira pessoa porque acredita, piamente, que os grandes artistas não morrem jamais. E Cid, certamente vai ser cantado por muito ainda, principalmente no que couber a força do seu grande parceiro Jean, de suas músicas sucessos como "Pele Morena", "Teu nome", "Longa Metragem", "Que Rei Sou Eu", etc. e, também, de seus músicos, que mesmo sofrendo toda dor do momento pela separação física, não hesitaram em pegar seus instrumentos para reverenciarem aquele que se mantém como o grande ícone da música sertaneja, porém com bases fixas no nordeste: o cantor e compositor Cid.
Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Tacaratu.com
http://www.tacaratu.com/internas/read/?id=1230
Foto: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário