quinta-feira, agosto 30, 2012

Petrolândia: Cartório da 70ª Zona Eleitoral valida dados e fotos de candidatos na urna eletrônica


Foi realizada nesta quarta-feira (29), às 15 horas, no Cartório da 70ª Zona Eleitoral, em Petrolândia, a Audiência de Verificação e Validação de Dados e Fotografias dos candidatos a prefeitos e vereadores nas próximas eleições. Compareceram candidatos dos municípios de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu.

Candidatos vieram pessoalmente ou enviaram procuradores para confirmar seus dados e fotos, diretamente na urna eletrônica. A audiência de verificação e validação de dados deve ser realizada até o dia 2 de setembro em todas as zonas eleitorais do país.

Na ocasião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou com Orlando Parahym, Chefe do Cartório, sobre a audiência e a prestação de contas de campanha pelos candidatos.

Sobre a importância da audiência, Orlando Parahym disse: "A gente acabou de fazer a cerimônia de validação das fotos e dados da urna eletrônica, que é a oportunidade de fazer uma verificação final dos dados que vão para a urna. Porque, depois de um certo prazo, não se pode mais mexer nesses dados. A fotografia e o número do candidato, por exemplo, são dados importantíssimos, pois o candidato utiliza aquele número durante sua propaganda eleitoral. Se, por acaso, por uma falha humana, o número estiver errado no sistema, no dia da eleição a urna vai estar pronta com esse número. O prejuízo para o candidato será muito grande, porque ele terá feito toda a campanha com um número diferente daquele que está na urna. A foto também é importante. Pode haver algum problema, como falta de nitidez da imagem, que prejudique a identificação do candidato, ou mesmo troca de fotos, em um caso extremo. Nessa reunião, todos os candidatos, um por um, confirmaram os seus dados e fizeram a confirmação (validação) na urna eletrônica.

Sobre a prestação de contas, Orlando afirmou que, aproveitando a presença maciça dos candidatos na reunião, lembrou sobre a prestação de contas de campanha. Após a eleição, o candidato tem 30 dias para fazer a prestação de contas. O chefe do Cartório ressalta que o não cumprimento dessa obrigação gera consequências muito graves para a vida do cidadão.

Ao final da reunião, segundo Orlando, a única ocorrência verificada na conferência foi uma letra incorreta no nome de um dos candidatos. A providência a ser tomada é a correção do nome do candidato no sistema da urna eletrônica.

O Blog de Assis Ramalho agradece a Orlando Parahym e Amélia Parahym, servidores do TRE em Petrolândia, a atenção e a prestimosidade em nos atender. 

Postamos algumas fotos aqui. Clique neste atalho para ver o álbum completo:

Da Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário