domingo, julho 01, 2012

Petrolândia festeja 103 anos de Emancipação Política neste domingo (1º)



Petrolândia: ontem, hoje e sempre.
Nós te amamos.
 Homenagem do Blog Assis Ramalho
O primeiro nome desta cidade foi Bebedouro do Jatobá, porque nasceu da aglomeração de vaqueiros que procuravam bebedouro para seus animais, à sombra de frondoso Jatobá.

Por ter nascido assim, humilde e sem grandes pretensões, mas com enorme potencial, a cidade de incentivos  para desenvolver-se. Foram construídos estação ferroviária, cais à beira do São Francisco e, durante algumas décadas, o progresso sobejou. Mais à frente no tempo, cais e estação ferroviária se transformaram em monumentos, perdendo sua função original.

A exploração agrícola irrigada foi implantada e implementada pelo Governo em projetos nos distritos de Barreiras e Icó. A pecuária foi melhorada e diversificada.
orla fluvial (prainha)

Entretanto, a construção da barragem de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga), forçou uma longa pausa no desenvolvimento de Petrolândia. A antiga cidade está hoje sob o lago da barragem de Itaparica. 

Restou pouco da antiga cidade. Restou pouco de histórias, projetos e sonhos. Uma nova cidade foi construída e as histórias dos habitantes estão sendo, aos poucos, reescritas. Infelizmente, sonhos e projetos nem todos conseguiram refazer.

Muitas das pessoas que vieram de outras cidades, trabalhar na construção da Usina, fixaram residência aqui e têm grande amor por esta terra, porque de certa forma ela é filha do trabalho deles. Admiramos essas pessoas que adotaram Petrolândia e conseguiram enxergar potencialidades em seu futuro. É, em parte, graças a elas que o povo de Petrolândia não sucumbiu ao saudosismo e à inércia. 

Neste domingo, em que comemoramos mais um aniversário da cidade, desejamos que cada petrolandense possa tomar como exemplo a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a igreja submersa do distrito de Barreiras. 

A igreja foi construída sobre bases sólidas, sobre terreno sólido em concreto sólido, mas não chegou a ser   concluída. Apesar de ter a estrutura aparentemente deteriorada na época da inundação da cidade, o prédio está há mais de 20 anos sob o Lago de Itaparica, resistindo orgulhosamente às intempéries. Resiste ao tempo, ao vento, ao sol, às cheias e às vazantes. Parte do revestimento está danificada, mas isso só a torna mais imponente. 

Igreja do Sagrado Coração de Jesus - Petrolândia (PE)
Diz que a igreja é submersa. Na verdade, ela é meio submersa: a cúpula nunca foi encoberta pelas águas, mesmo nas maiores cheias, e as partes submersas estão íntegras, podendo ser apreciadas em mergulhos na área. 

Por tudo isso, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, é símbolo do orgulho do sertanejo que não se dobra às sucessivas intempéries e não baixa a cabeça ante as adversidades. 

Parabéns a Petrolândia e a todo os petrolandenses de nascimento ou de coração!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário