segunda-feira, julho 23, 2012

Blog de Assis Ramalho: orgulho de ser petrolandense

O Blog de Assis Ramalho tem orgulho de ser petrolandense e, em mais uma prova de amor a Petrolândia, adota definitivamente as palmeiras imperiais em sua marca visual. 
As palmeiras imperiais, de nome científico Roystonea oleracea, viraram símbolo de poder político, econômico e social no Brasil. Conquistaram esse status em 1809, quando o príncipe regente D. João VI as plantou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Os troncos altos, de até 32 metros de altura, esbranquiçados e de palmitos volumosos, transformaram-se em sinônimo de pujança.

Retratada no cabeçalho deste Blog, a orla fluvial de Petrolândia é adornada com imponentes palmeiras imperiais, referência ao Imperador D. Pedro II, a quem Petrolândia homenageia com o próprio nome: Petrolândia (Petrus + land), terra de Pedro.

Além das árvores existentes na Orla Fluvial, diversos outros logradouros da cidade têm palmeiras imperiais, a maioria não tão exuberante quanto aquelas. Por exemplo, a avenida Manoel Borba, acesso principal à cidade de Petrolândia, recentemente recebeu várias mudas em seu canteiro central, em substituição às algarobeiras.

Palmeiras imperiais: símbolos do orgulho de ser petrolandense, símbolos da beleza e imponência de Petrolândia, agora também símbolos do Blog de Assis Ramalho.

Um comentário: