quarta-feira, maio 30, 2012

Petrolândia: ''Projeto Reciclar para Preservar'' da Escola Agropecuária completa 12 anos de trabalho exemplar



A Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, preocupada com as conseqüências causadas pelo acúmulo de lixo em nossa comunidade, coloca em prática, já há 12 anos, o Projeto Reciclar Para Preservar, despertando nos alunos e na comunidade a consciência do compromisso que cada um deve ter consigo e com a natureza, estimulando-os a reutilizar parte dos materiais que iriam para o lixo, contribuindo para a conservação do meio ambiente. 

Desde o início, o papel descartado em sala de aula é reciclado em oficina de reciclagem, transformando-o em matéria-prima para uso em decorações de capas de cadernos, caixas, porta-retratos, etc.

A partir de 2009, o projeto foi ampliado com a introdução de outros materiais. Casca e caixa de ovos, pó de serra, latas em geral, garrafas PET, vargem de leucena, sementes, jornal e outros materiais recicláveis são transformados em artesanatos pelos alunos, através de oficinas desenvolvidas com o apoio dos coordenadores do projeto. Os artesanatos são utilizados nos eventos da escola, levados para a FEIRARPE e FENEARTE. Os recursos obtidos são revertidos para benefícios da escola.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho fez visita nesta tarde de quarta-feira(30) a escola, e conversou com a professora Marluce Generosa, e alunos que trabalham no projeto.

Assis Ra
malho: Marluce, esse projeto talvez seja pioneiro aqui na região.


Marluce Generosa: É verdade. Esse projeto já tem 12 anos de existência. Ele tem o objetivo de preservar a natureza, evitar o corte de árvores, conscientizar as pessoas a preservar a natureza e também gerar lucros. Porque a gente trabalha pegando esses papéis que são reciclados, transformando vários tipos de produtos, que depois são vendidos na Feirarpe.

Assis Ramalho: Quantos alunos trabalham neste projeto?

Marluce Generosa: Olha, é variável o número, porque a gente trabalha da 5a. à 8a. série. Então tem aqueles alunos da 8a., por exemplo, como a Stefanny, o Victor e a Naiquén que já dominam mais o processo, e passam a orientar os outros alunos. A gente costuma trabalhar com seis a oito alunos, a cada vez que a gente vai elaborar um processo.

Assis Ramalho: Marluce, esse projeto poderia servir de exemplo para outras escolas?

Marluce Generosa: Com certeza. Eu acho que talvez já tenha outras escolas se espelhando na gente e já esteja fazendo esse processo, porque a gente já levou esse projeto para outras escolas. A gente já trouxe alunos de outras escolas pra cá, para conhecer o projeto como funciona. A gente expôs até nas Agrovilas, com todo material pra confeccionar o papel reciclável, e por aí vai.


Assis Ramalho: Marluce, parabéns pelo lindo projeto elaborado por vocês.

Marluce Generosa: Muito obrigada, Assis.

A reportagem do Blog também conversou com alunos

"A gente tem a preocupação de recolher os papéis nas salas de aula e levar para a reciclagem, para tentar diminuir a poluição do meio ambiente", disse a adolescente Naiquén, de 13 anos, que tem naturalidade argentina.

Outra aluna que se mostrava bastante satisfeita em participar do projeto era a jovem Stefanny. "Eu acho muito bom essa iniciativa que a escola teve. Esse projeto que começou aqui deveria ser levado para outras escolas, para que todos se preocupem com o futuro das próximas gerações", disse Stefanny, de 13 anos.

"Tudo que fazemos aqui é pensando no futuro do planeta", disse Victor Novaes, de 14 anos que mostrou e explicou a este blogueiro todo o processo de funcionamento da reciclagem.

O projeto Reciclar para Preservar, desenvolvido na Escola Agropecuária Municipal de Petrolândia, José de Carvalho Alcântara, é coordenado pelas professoras Marluce Generosa, Ana Alcina e também por Cléber Monteiro.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Fotos: Assis Ramalho








Fotos: Divulgação Projeto Reciclar para Preservar

Nenhum comentário:

Postar um comentário