12 maio 2026
Casas das Juventudes: governadora Raquel Lyra entrega kits de equipamentos e mobiliário para mais de 60 municípios e garante funcionamento dos espaços
Pernambuco abre inscrições para 2 mil vagas de intercâmbio internacional para alunos da rede pública estadual

Programa de intercâmbio Ganhe o Mundo tem inscrições abertas até o dia 16 de junho (MIVA FILHO/SECOM)
Diario de Pernambuco
Do total, 1.400 vagas são voltadas para a língua inglesa, com destinos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
As outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com intercâmbios na Argentina e na Espanha.
As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 16 de junho.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Igeduc.
“O Ganhe o Mundo é uma iniciativa que amplia horizontes, fortalece o aprendizado e mostra aos nossos jovens que eles podem sonhar grande e ocupar qualquer espaço no mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Nesta edição, o programa também garantirá uma oferta mínima de duas vagas para cada um dos 184 municípios pernambucanos e para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo uma oportunidade destinada a cada idioma.
Petrolândia: Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas e sextas; agende já sua consulta
Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).
Universidade de Pernambuco (UPE) abre seleção para Escolas de Aplicação com 331 vagas em quatro cidades

A UPE é uma universidade que completou 60 anos em 2025 e é atualmente considerada a melhor instituição estadual no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, conforme o Ranking Universitário Folha de SP (Foto: Divulgação/UPE)
Diario de Pernambuco
A Universidade de Pernambuco anunciou a abertura do processo seletivo 2027 para ingresso nas Escolas de Aplicação localizadas no Recife, Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina. Ao todo, estão sendo ofertadas 331 vagas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do processo de ingresso da universidade, entre os dias 11 de maio e 9 de junho de 2026. A taxa de inscrição custa R$ 115.
Das vagas disponíveis, 242 são destinadas ao 6º ano do Ensino Fundamental e outras 89 ao 1º ano do Ensino Médio. Candidatos que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou que sejam dependentes de servidores da UPE poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 11 e 18 de maio.
Segundo a universidade, as provas estão previstas para serem aplicadas no dia 2 de novembro de 2026, no turno da manhã. Os exames ocorrerão nas cidades onde funcionam as Escolas de Aplicação, conforme a escolha feita pelo candidato no momento da inscrição.
O resultado com a relação dos candidatos classificados deve ser divulgado até o dia 18 de dezembro de 2026.
O Manual do Candidato, com informações detalhadas sobre o processo seletivo, está disponível no portal oficial da UPE. Os interessados também podem obter mais informações pelo telefone (81) 3183-3660 ou pelo e-mail escolasdeaplicacao@upe.br.
Banco do Nordeste libera R$ 41,2 milhões na terceira parcela para conclusão das obras da Transnordestina

Os valores do FDNE financiam o segmento ligando Eliseu Martins, no Piauí, ao Pecém, no Ceará (Foto: Fernando Cavalcante)
Diario de Pernambuco
O Banco do Nordeste (BNB) realizou, nesta segunda-feira (11), mais uma liberação para a conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina. O valor desenbolsado foi de R$ 41,2 milhões referente à terceira parcela dos recursos para esse financiamento durante o ano.
De acordo com o BNB, só em 2026, já foram destinados mais de R$ 300 milhões. A previsão é de que até o final do ano, cerca de R$ 1 bilhão seja desembolsado à medida em que as obras avançam. Em 2025, foram liberados R$ 1,7 bilhão.
Os valores são do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e financiam o segmento ligando Eliseu Martins, no Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará. Com 1.209 km de extensão, a linha percorre 53 municípios. A Transnordestina Logística S/A (TLSA) é a concessionária responsável pelo trecho.
Os recursos que estão sendo liberados compõem o aditivo no valor de R$ 3,6 bilhões ao financiamento das obras de implantação da Transnordestina, anunciado no final de 2024 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Estamos trabalhando juntos para a conclusão dessa ferrovia, que é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste, pois representa um avanço importante para a infraestrutura regional e já está atraindo importantes investimentos, a exemplo de empresas de logística, frigoríficos e prestadores de serviço”, afirmou o diretor Financeiro e de Crédito do BNB, Wanger de Alencar.
PGR pede condenação de Eduardo Bolsonaro por coação a autoridades do Judiciário que julgaram trama golpista
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/L/B/enA0BcTmaDll7wcOUAMA/trump-bolsonaro-2-bloomberg.jpg)
Eduardo Bolsonaro — Foto: Bloomberg
Por Mariana Muniz — Brasília
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por coação no curso do processo, sob o argumento de que ele atuou para constranger ministros da Corte e interferir no julgamento das ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
O ex-deputado é acusado de articular sanções contra autoridades brasileiras — incluindo tarifas de exportação, suspensão de vistos e até a aplicação da Lei Magnitsky — em um esforço para pressionar e intimidar o STF às vésperas do julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Foi neste processo que, em fevereiro, Moraes determinou a citação por edital do ex-deputado, em razão de ele se encontrar, "de forma transitória, fora do território nacional".
Prefeitura de Petrolândia recebe 4,2 milhões da primeira parcela da outorga da Compesa
A Prefeitura de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, recebeu R$ 4.266.373,82 referentes à primeira parcela da outorga da Compesa, dentro do processo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco. Ao todo, a Terra do Coco irá receber R$ 7.110.623,03.
De acordo com o Governo de Pernambuco, o valor corresponde a 60% do total que será destinado ao município por meio do processo de concessão da companhia de saneamento. A quantia foi repassada aos cofres municipais como parte do acordo firmado entre o Estado e a iniciativa privada para ampliação dos investimentos no setor.
Ainda segundo o governo estadual, o consórcio vencedor da concessão deverá investir R$ 17,4 bilhões ao longo do contrato, além do pagamento de uma outorga de R$ 4 bilhões. Do total da outorga, R$ 2,4 bilhões — equivalente a 60% — são pagos na assinatura do contrato.
Ainda conforme o Estado, mais de R$ 2 bilhões serão destinados aos municípios pernambucanos. Desse montante, R$ 1,3 bilhão ficará com as prefeituras, sendo R$ 770 milhões liberados já no ato da assinatura do contrato.
Os 40% restantes serão repassados em duas etapas: os primeiros 20% após o período de seis meses de transição da concessão e os outros 20% dois anos após o início da operação.
A concessão prevê metas de universalização do abastecimento de água e ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em diversas cidades pernambucanas, incluindo municípios do Sertão.
Entenda a outorga da Compesa
A outorga é uma compensação financeira paga pela empresa vencedora da concessão dos serviços de saneamento. Parte do valor é destinada ao Governo do Estado e outra parcela dividida entre os municípios pernambucanos atendidos pela Compesa.
Blog de Assis Ramalho, com R1
11 maio 2026
Jovem de 22 anos é morto a tiros dentro de casa no Bairro Boa Esperança, em Paulo Afonso

A vítima foi identificada como Pedro Feitosa Silva, conhecido popularmente como “Pedrinho”, de 22 anos. Segundo as informações iniciais, ele estava em sua residência quando, por volta das 5h30, um homem chegou ao local e efetuou vários disparos de arma de fogo.
Pedrinho morreu ainda no local antes de receber atendimento. O suspeito do crime teria sido identificado e equipes policiais realizam diligências na tentativa de localizá-lo.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pelas autoridades competentes para esclarecer a motivação e as circunstâncias do homicídio.
'Quem diria que um dia ia me casar': noiva morta pelo marido no dia do casamento comemorou união em mensagem na véspera
Morta pelo marido no sábado (9), dia do próprio casamento, Nájylla Duenas Nascimento, de 34 anos, havia enviado mensagens a uma familiar na véspera do crime comemorando a união. “Quem diria que um dia ia me casar”, escreveu.
Nájylla foi morta a tiros pelo guarda municipal Daniel Barbosa Marinho, de 55 anos, após uma discussão. Ela deixa três filhos de um relacionamento anterior.
Segundo o boletim de ocorrência, os dois entraram em luta corporal, e familiares conseguiram retirar as crianças do local. Em seguida, o guarda teria pegado a arma funcional, agredido Nájylla e atirado contra ela antes de fugir.
Testemunhas relataram ainda que ele voltou à residência e efetuou novos disparos. Nájylla chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a defesa de Daniel afirmou que acompanhará o caso confiando na investigação técnica e imparcial, destacando que ele se apresentou espontaneamente e colaborará com as apurações.
O advogado disse ainda que buscará a liberdade provisória e que "o que realmente ocorreu será debatido pela defesa nos autos". Leia o texto completo abaixo.
Histórico de violência
Presos, Bolsonaro e Collor são convidados por Nunes Marques para posse no TSE
Divulgação/rede social
O ministro Nunes Marques toma posse nesta terça-feira (12) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e convidou ex-presidentes para a cerimônia.
Entre eles, Jair Bolsonaro e Fernando Collor, que foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprem prisão domiciliar.
Bolsonaro foi o responsável por indicar Nunes Marques para virar ministro do STF. Convidar ex-presidentes é uma praxe, mas ex-presidentes presos exigem autorização judicial para comparecer à cerimônia.
Além disso, a saída temporária do cumprimento de pena, geralmente, é concedida por outros motivos, como questões de saúde.
Ao blog, o TSE disse que “foram convidados todos os ex-presidentes vivos”. A assessoria do ministro afirmou que todos os ex-presidentes e todos os integrantes do Congresso foram convidados pela lista protocolar.
Esse foi o critério. Collor e Bolsonaro só comparecerão se o Supremo permitir. O blog procurou as defesas para saber se o pedido será feito.
Os convites são protocolares e o ministro não ligou pessoalmente para ninguém, segundo interlocutores de Nunes Marques.
Mulher é morta a tiros pelo marido horas após casamento em Campinas, SP
Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros pelo próprio marido horas após a cerimônia de casamento do casal, em Campinas, no interior de São Paulo. O principal suspeito do crime é o guarda municipal Daniel Barbosa Marinho, de 55 anos, preso em flagrante por feminicídio logo após o crime, ainda na noite de sábado (9).
De acordo com testemunhas, o desentendimento evoluiu para agressões físicas. Em seguida, Daniel teria pegado a arma funcional e efetuado disparos contra a esposa. Relatos apontam ainda que, após sair do imóvel, o guarda municipal retornou pouco tempo depois e voltou a atirar contra Nájylla.
Familiares que estavam na casa conseguiram retirar as crianças do local durante a confusão. Equipes do Samu foram acionadas e prestaram socorro à vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos.
Em nota enviada à CNN Brasil, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que o caso foi registrado como feminicídio e violência doméstica na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. Segundo a SSP, o homem foi preso em flagrante na rua Anália Franco, onde o crime aconteceu. Com ele, policiais apreenderam uma arma de fogo e munições.
Após a prisão, Daniel Barbosa Marinho foi encaminhado à cadeia pública do 2º Distrito Policial de Campinas, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso também deve ser apurado administrativamente pela Guarda Municipal de Campinas.
Guilherme Rajão, da CNN Brasil, em São Paulo
CBF indica Estêvão fora e inclui Neymar em pré-lista exigida pela Fifa para Copa do Mundo
Petrolândia (PE): Com objetivo de prestar atendimento especializado e diferenciado, Farmacia São Luiz chegou a Petrolândia com om um mix completo de medicamentos genéricos, similares, perfumaria e preço acessíveis aos consumidores
A organização da Farmacia São Luiz é de Marcílio e Luiz Carlos - Fotos: Assis Ramalho
A farmacia São Lui conta com um mix completo de perfumaria, medicamentos genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores - tem como objetivo principal prestar atendimento especializado e diferenciado.
A Farmacia São Luiz, a mais nova farmácia de Petrolândia, fica localizada na Avenida Manoel Borba, vizinho`a Casa Lealdade, no centro da cidade. A organização é de Marcílio e Luiz Carlos
Contato: (87) 9. 9918-4545
O horário de funcionamento da Farmácia São Luiz é de segunda a sábado das 07h00 às 22 (sem intervalo).
Fotos: Assis Ramalho
No Dia das Mães, mulher perde 4 filhos após carro cair em represa de Goiás
Um acidente em uma represa em um condomínio às margens do Lago Corumbá IV, em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal, deixou seis pessoas mortas, no domingo (10). Segundo a Polícia Militar, elas estavam em um carro, que ficou submerso na água. Duas vítimas eram crianças.
O acidente aconteceu no condomínio Colorado Premium. Uma mulher, mãe de quatro das vítimas, sobreviveu. Ela contou para os policiais que viu muita água entrando no interior do carro, mas conseguiu sair do veículo e pedir socorro.
A sobrevivente contou para a equipe policial que não sabia como ocorreu o acidente, apenas que estavam indo embora quando o acidente aconteceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o carro submerso a cinco metros de profundidade.
Segundo a Polícia Militar, as seis vítimas foram identificadas como:
Wellinto Barcelar Santiago, de 35 anos;
Cleber Jhon, de 43 anos;
Dafne Nicole de Sousa Santiago, de 18 anos;
J. W. de S. Santiago, de 14 anos;
B. B. de S. Santiago, de 9 anos;
W. D. de S. Santiago, de 6 anos.
A PM relatou que foram realizadas manobras de massagem cardíaca na tentativa de reanimar as vítimas, porém sem êxito. Os bombeiros chegaram logo depois e encontraram três das vítimas já retiradas do veículo e encontraram as outras três dentro do veículo submerso.
Homem morre e motociclista fica em estado grave após acidente com três veículos no Sertão da Paraíba
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/x/2/ipGOwZSIeA5l1mxQM3AA/acidente.jpg)
Homem morreu e outro ficou ferido em acidente no Sertão — Foto: Reprodução/TV Paraíba
Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo um carro, uma moto e um caminhão, na noite deste domingo (10), entre as cidades de Patos e São José do Bonfim, no Sertão.
A vítima fatal foi identificada como Irandilson Flávio Cirne, de 57 anos. Segundo informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Patos, o homem dirigia um carro e seguia em alta velocidade quando bateu em uma moto, invadiu a contramão e colidiu com o caminhão.
Com o impacto, o homem morreu no local. O condutor da moto ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Regional de Patos. Segundo informações da unidade de saúde, o estado de saúde dele é grave.
O motorista do caminhão permaneceu no local até a chegada da polícia.
Concursos no Brasil: confira agenda com mais de duas mil vagas, e salários de até 35 mil reais
A agenda de concursos desta semana traz uma variedade de oportunidades em diferentes áreas, como educação, direito, contabilidade, administração, saúde e militar, com vagas para os níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Os editais abertos têm prazos que se estendem até junho, e outros estão previstos ainda para este ano, abrangendo órgãos municipais, estaduais e federais.
Nacional
Concurso Marinha (CPAEN)
Vagas: 49
Prazo: 13 de maio
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Cargos: aspirante da Escola Naval, com promoção para segundo-tenente
Área: militar
Nível: médio
Remuneração: R$ 1.719,26 + benefícios
Concurso EsPCEx
Vagas: 440
Prazo: 29 de maio
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Cargos: Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFGO/LEMB)
Área: militar
Nível: médio
Remuneração: a ser informada
Concurso CFO-Exército
Vagas: 227
Prazo: 12 de junho
Taxa de inscrição: R$ 150,00
Cargos: Quadro Complementar (CFO/QC), Quadro de Capelães Militares (CFO/QCM) e Quadro de Serviço de Saúde (CFO/S Sau)
Área: Diversas
Nível: Superior
Remuneração: A ser informada
Pernambuco
Pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa recebe apoio do suplente de vereador de Petrolândia, Jorge Eletricista
O pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa recebeu o apoio do suplente de vereador de Petrolândia, Jorge Eletricista. O encontro entre os dois foi divulgado nas redes sociais e repercutiu entre apoiadores e seguidores do influenciador.
Na publicação, Charlles agradeceu o apoio e destacou a importância da parceria para o fortalecimento de sua caminhada política.
“Obrigado a Jorge Eletricista, grande liderança e suplente de vereador de Petrolândia, por estar comigo nessa caminhada cheia de responsabilidade e propósito”, escreveu.
O pré-candidato também afirmou que a chegada do suplente representa mais união e fortalecimento para o projeto político que vem sendo construído.
“Chegando para somar, acrescentar e fortalecer ainda nessa caminhada”, completou.
Os 30 anos da urna eletrônica e o respeito à escolha do eleitor; TSE celebra três décadas do sistema de votação, que em 2022 foi colocado em xeque por Bolsonaro com uma campanha de mentiras

Adoção das urnas eletrônicas marcou o rompimento com um passado marcado por eleições fraudadas (crédito: Ed Alves/CB/D.A press)
Em artigo publicado na edição de ontem do Correio, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Mário Velloso — presidente da Corte entre 1999 e 2001 e que esteve à frente do TSE quando da implantação do novo sistema eletrônico de votação —, enfatiza que a urna informatizada foi o rompimento do país com um passado de irregularidades cometidas contra a sociedade. "A urna eletrônica veio, sobretudo, para afastar as fraudes, para tornar mais seguras as eleições. Ela está engajada na revolução dos computadores. Tudo hoje é informatizado, bancos, comércio, sociedades empresárias, cartões de crédito, repartições públicas, tribunais, empresas aéreas, aeroportos. A urna eletrônica é auditável antes, durante e depois das eleições. Ela veio para ficar", assinala.
Ainda segundo o ministro aposentado do STF, "a urna eletrônica torna mais legítimas as eleições — assim, a democracia que praticamos (...), que Winston Churchill (...) proclamou que 'é o pior dos regimes politicos, com exceção de todos os outros que foram praticados'. A urna eletrônica brasileira nos faz orgulhosos de ser brasileiro".
O movimento contrário ao sistema de votação chegou ao ápice quando Bolsonaro — condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por chefiar uma quadrilha que tentou dar um golpe de Estado no Brasil — atacou as urnas em uma transmissão ao vivo, em 29 de julho de 2021, e em reunião com mais de 70 representantes de nações estrangeiras, em 18 de julho de 2022. Esse encontro, transmitido pela tevê estatal, levou à inelegibilidade do ex-presidente, decidida pelo TSE em 30 de junho de 2023.
Para Sidney Neves, presidente da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e procurador especial eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), essa deslegitimação da urna informatizada é uma construção populista. "Para quem inventa adversários incomuns, como é o caso dos que miram o nosso sistema eletrônico de votação, materializado pela urna eletrônica, mesmo com um resultado eleitoral que lhe é favorável jamais haverá o afastamento da desconfiança, pois a manutenção é importante para figurar uma suposta luta contra um sistema", adverte.
Na visão de João Marcos Pedra, advogado e secretário-geral da Comissão de Direito Eleitoral da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), as críticas ao sistema eletrônico de votação jamais passaram de retórica sem provas técnicas. Ele define a urna como um pilar da democracia brasileira, que garante a contabilização fiel da vontade popular.
"A urna eletrônica já é um marco por si só. Seja pelo aspecto de termos o resultado ainda no mesmo dia, seja pela dificuldade de contestar o resultado, porque ele é praticamente absoluto. A vontade da população é transcrita no resultado final", destaca.
Na mesma direção do ministro aposentado Carlos Mário Velloso, Neves lembra que o sistema informatizado de votação veio para substituir as urnas de lona, que estavam sujeitas a todo tipo de fraude. As mais comuns eram a inserção de votos em favor de um candidato antes mesmo de começar a votação e a entrega da cédula ao eleitor já marcada no nome de algum político — prática que deu origem à expressão "curral eleitoral". A urna eletrônica conta, atualmente, com mais de 30 camadas de segurança e criptografia de ponta.
João Marcos Pedra ressalta, contudo, o silêncio dos grupos que, em 2022, atacavam o sistema. Para ele, não significa uma mudança de convicção, mas uma "trégua estratégica". Ou seja, indica que os ataques às urnas eletrônicas não estão no passado.
"Sem sombra de dúvida, é uma trégua estratégica. Existem pessoas que estão com receio de se expressar, mas existem outras que estão apenas aguardando o momento mais adequado para realizá-lo. Eu acredito que esse silêncio, de fato, se encerra este ano", observa.
Sidney Neves acrescenta que o uso da desinformação como arma eleitoral deve ser severamente sancionado pela Justiça Eleitoral, por atentar contra a dignidade do pleito com base em informações falsas, que visam apenas causar "pânico artificialmente construído".
Sob o comando da ministra Cármen Lúcia, que passa a presidência do TSE ao ministro Nunes Marques no próximo dia 12, o evento "Tudo sobre a Urna Eletrônica" contará com a exposição "Caminho do Voto" e painéis sobre segurança da informação. As primeiras urnas eletrônicas foram enviadas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) em 13 de maio de 1996.
Dosimetria: acerto do Congresso
O movimento de 2022 que, entre outras coisas, colocou em xeque a democracia pela suspeita à urna eletrônica, recebeu um alento com a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria, que pode diminuir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para Carlos Mário Velloso, o Congresso acertou.
"Fui juiz a vida toda. Sou filho de juiz, cujo exemplo de juiz me fez juiz. Leis que beneficiam quem tenha sido punido pelo Estado-Juiz, pelo poder público, aplicam-se retroativamente. É a Constituição que assim dispõe. O Congresso laborou com competência constitucional. Mesmo porque é preciso distinguir o pecado do pecador (Santo Agostinho). Deve-se abominar o pecado, não o pecador. Abominamos o crime, não abominamos quem teve a infelicidade de praticar o delito, um ser humano como nós. E no caso ocorreram penas exageradas, fora do esquadro. Então, vale repetir: não se trata de um equívoco reduzir tais penas. Foi, ao contrário, bom", assegura.
Agora, as penas para os crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado deixam de ser somadas quando praticadas no mesmo contexto, prevalecendo apenas a mais grave. A lei alterou a progressão de regime para réus primários nesses crimes específicos, reduzindo o percentual de cumprimento de pena de 25% para 16%.
10 maio 2026
O Agente Secreto e o cinema brasileiro vive noite histórica com sete prêmios em festival ibero-americano
O cinema brasileiro alcançou um dos momentos mais emblemáticos de sua história recente ao conquistar sete estatuetas na mais recente edição do Prêmios Platino Xcaret, realizada na Riviera Maya, no México. O grande destaque da noite foi o longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura.
A produção dominou categorias de peso e consolidou o Brasil como protagonista no cenário audiovisual ibero-americano. O filme levou os prêmios de Melhor Filme, Direção e Roteiro, além de reconhecimento técnico em áreas como Montagem, Direção de Arte e Música Original. Wagner Moura também foi premiado como Melhor Ator, reforçando sua trajetória internacional de destaque.
Nas redes sociais, Kleber Mendonça Filho celebrou o resultado como uma conquista coletiva e simbólica. Em publicação, o diretor destacou a origem recifense da equipe e classificou o feito como uma vitória histórica para o país, ressaltando a força criativa concentrada em Pernambuco e o alcance global do cinema nacional.
Além do desempenho expressivo de “O Agente Secreto”, outras produções brasileiras também foram consagradas na premiação. A série “Beleza Fatal”, exibida pela HBO Max, venceu como Melhor Série de Longa Duração, evidenciando a crescente presença do Brasil no mercado internacional de streaming.
Outro destaque foi o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, que conquistou o prêmio de Melhor Documentário. A vitória amplia o reconhecimento internacional da produção documental brasileira, já consagrada em festivais e premiações ao redor do mundo.
A expressiva participação brasileira no evento reforça não apenas a qualidade técnica e artística das produções nacionais, mas também o avanço estratégico do país na indústria audiovisual global. Em um cenário cada vez mais competitivo, o Brasil demonstra capacidade de contar histórias universais com identidade própria — e conquistar o público além de suas fronteiras.
Dois jovens morrem baleados após ataque a tiros em espetinho no interior de Pernambuco
Por g1 Pernambuco
Dois jovens morreram baleados após um ataque a tiros num espetinho em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Imagens postadas pelo perfil Goiana 24h no Instagram e cedidas ao g1 mostram os jovens sendo levados ao hospital da cidade. Eles não resistiram aos ferimentos (veja vídeo acima).
O caso aconteceu na noite do sábado (9), perto de uma praça. Neste domingo (10), a Polícia Militar informou que prendeu três suspeitos e apreendeu duas armas com eles. A motivação do crime e o alvo dos tiros não foram confirmados até a última atualização desta reportagem.
Segundo a polícia, as vítimas estavam numa via pública quando foram baleadas. Elas foram identificadas como Matheus Alves, de 22 anos, e Micaela Santos, de 21, que trabalhavam, respectivamente, como vigilante e recepcionista (saiba mais abaixo). Conforme testemunhas, a jovem foi atingida no peito e em uma das coxas.
Em nota, a Polícia Militar disse que os três presos neste domingo (10) também são suspeitos de tripla tentativa de homicídio, mas não confirmou se, no ataque, houve outros feridos além de Matheus e Micaela.
Procurada, a Polícia Civil informou que o crime foi registrado como "duplo homicídio consumado". O caso é investigado pela Delegacia de Goiana, também localizada na Zona da Mata Norte do estado.
Vítimas eram recepcionista e vigilante
Acidente entre dois caminhões deixa quatro mortos no interior do Ceará
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/T/E/YuWW0jR5SYxZaSPwlKOA/acidente-saboeiro-vitimas.jpg)
Acidente entre dois caminhões deixa quatro mortos em Saboeiro (CE). À esquerda, a vítima Gilvam Rodrigues; à direita, Misael Alves — Foto: Reprodução
Dois condutores e dois passageiros não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
Por Redação g1 CE
A colisão ocorreu nas proximidades de uma localidade conhecida como Sítio Bom Jardim. Os dois caminhões bateram frontalmente, mas não há detalhes da dinâmica do acidente. Com a batida, a carga dos veículos ficou espalhada na pista.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), os dois condutores e dois passageiros não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Duas vítimas tinham 32 anos e as outras duas, 36 e 30 anos.
Entre as vítimas estão dois homens identificados como Misael Alves e Gilvam Rodrigues. Os dois atuavam como motoristas de caminhão, mas não há informações se eles estavam dirigindo os caminhões envolvidos no acidente no sábado.
O g1 não conseguiu confirmar as identificações e as fotos das outras duas vítimas do acidente.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense estiveram no local. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Iguatu.
Na chegada ao estádio para o clássico com o Real Madrid, torcedores do Barcelona confundem ônibus e atacam o próprio time

Ônibus do Barcelona (Reprodução )
Momentos antes do clássico entre Barcelona e Real Madrid, na tarde deste domingo (10), torcedores da equipe catalã atiraram pedras no ônibus do próprio clube na chegada ao Spotify Camp Nou. Segundo a imprensa da Espanha, a torcida teria se confundido e acharam que se tratava do veículo do Real Madrid.
Cristiano Ronaldo ironiza torcida após gritos de 'Messi' em vitória do Al-NassrUma das janelas foi danificada com o ataque dos torcedores, mas nenhum jogador se machucou. O ônibus do Real Madrid também foi atingido nos atos da torcida rival e o vidro da porta acabou quebrado. O clube da capital espanhola não confirmou se alguém foi ferido com os ataques.
Nesta temporada, outros dois episódios semelhantes envolveram a torcida do time catalão. Justamente em duas partidas contra o Atlético de Madrid, uma pela Copa do Rei e outra pela Champions League. O ônibus do clube comandado por Diego Simeone sofreu ataques na chegada ao Camp Nou.
Em caso de vitória ou empate do Barcelona, o clube comandado por Hansi Flick ganharia a La Liga pela segunda temporada consecutiva, o 29º na história da equipe. O Real Madrid ainda mantém chances mínimas de levantar o troféu, mas precisa vencer os rivais fora de casa e torcer para que os rivais não somem mais pontos até o final do torneio.
O campeonato nacional espanhol termina no dia 24 de maio, e tanto Barcelona quanto Real Madrid já estão classificados para a próxima edição da Champions League, assim como Villarreal e Atlético de Madrid, terceiro e quarto colocado, respectivamente. O Real Bétis é outros clube com a vaga bem encaminhada.
Bebê, pai e avô ficam feridos após atropelamento em Serra Talhada/PE
Um atropelamento deixou pelo menos três pessoas feridas na tarde deste domingo (10), no bairro Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Entre as vítimas está um bebê de apenas 10 meses, que estava em um carrinho atingido por um veículo de passeio.
Segundo relatos iniciais, o carrinho onde estava o bebê foi arremessado e atingiu uma árvore após a colisão. Apesar do susto, a criança não teria se ferido gravemente. O acidente aconteceu na Rua Bernadino Coelho, nas proximidades do bar Carlinhos de Jesus. A identidade da motorista não foi revelada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), equipes de resgate foram acionadas para atender a ocorrência e prestaram socorro ao bebê, ao pai da criança, de 22 anos, e ao avô, de 47 anos. As três vítimas apresentavam escoriações.
Após os primeiros atendimentos no local, o bebê, o pai e o avô foram encaminhados para uma unidade hospitalar pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu. A mãe da criança também foi conduzida ao hospital, mas o CBMPE não informou se ela apresentava ferimentos.
Petrolândia: Aniversariante, França de Cecídio recebe bonita homenagem da esposa Paula Rubens
França, popularmente conhecido por muitos como França de Cecídio, completou mais um ano de vida Na oportunidade, a esposa Paula Rubens parabeniza com bonita mensagem
França faz 71.
Um brinde à vida!

Hoje é o dia dele: o amor da minha vida, meu anjo da guarda, meu porto seguro, meu companheiro de todas as horas. Aquele que suporta minhas ondas, meus humores nem sempre fáceis… e que, apesar de tudo isso, me ama, me admira e me aplaude exatamente como sou.
Que mulher de sorte sou eu!
Sou profundamente grata a Deus por ter reservado para mim, e para pai dos meus filhos, uma pessoa tão linda. Peço a Deus que lhe conceda muitos anos de vida, com saúde e alegria, para continuar aproveitando plenamente tudo o que a vida tem de melhor, porque ele merece.
Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (10) e faça o seu pedido
Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (10/05/2026) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667
Os pedidos também podem ser feitos através do site. https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA
AVISO IMPORTANTE
Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada
Em São Vicente Férrer, governadora Raquel Lyra entrega restauração da PE-089 e autoriza convênio para construção de nova escola
%20(1).jpeg)
Em mais um avanço na recuperação das estradas, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (9), em São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, a restauração de dez quilômetros da PE-089, no trecho entre o entroncamento com a PE-074, no distrito de Siriji, e a área urbana do município. Com investimento de quase R$ 40 milhões, a intervenção beneficia diretamente cerca de 250 mil moradores do Agreste e da Zona da Mata do Estado. Na ocasião, a gestora também entregou quatro novos ônibus escolares ao município, e assinou um convênio com a Prefeitura para a construção de uma escola, com investimento de mais de R$ 11 milhões.
“Temos feito um investimento histórico nas estradas pernambucanas, conectando pessoas e garantindo o direito de ir e vir com segurança. A restauração da PE-089 era um sonho antigo do Agreste Setentrional e da Zona da Mata Norte. Agora, essa rodovia e tantas outras fazem parte de um conjunto de investimentos que resgata a autoestima do nosso povo e permite que as pessoas prosperem em sua própria terra. Hoje, também lançamos um convênio com a Prefeitura de São Vicente Férrer para a construção de uma nova escola. Tudo isso demonstra que o Governo de Pernambuco está presente, junto às prefeituras, promovendo transformação nos municípios e mudando a vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Pernambucano ferido em acidente com a família na Espanha morre após meses na UTI; batida também matou o filho de 23 anos em viagem de réveillon
Por Artur Ferraz, g1 PE
O suboficial da Aeronáutica Abraão Caetano, de 58 anos, que ficou gravemente ferido num acidente de carro com a família durante uma viagem de réveillon na Espanha, morreu após quase quatro meses internado na Europa. A batida também matou o filho dele, Daniel de Paula Caetano, de 23 anos.
O caso aconteceu no dia 30 de dezembro de 2025. O grupo viajava de Madri para passar o réveillon em Vera, cidade do litoral espanhol quando o carro da família bateu em outro veículo. A filha de Abraão, na época grávida de 5 meses, estava no automóvel, mas não se feriu (saiba mais abaixo). Um idoso de 73 anos, que estava no outro veículo, também faleceu.
De acordo com o pastor e amigo da família, Osvir Thomaz, o militar atuou nas buscas das vítimas e dos destroços do avião Airbus A330, da Air France, que caiu em 2009 enquanto fazia um voo entre o Recife e Paris. O acidente aéreo deixou 228 mortos.
Abraão morreu no dia 30 de abril, na cidade de Granada. Osvir disse ao g1 que, durante o período de internação, ele permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), primeiro num hospital na província de Almería, onde aconteceu o acidente, e, depois, em Granada, para onde havia sido transferido.
Segundo Osvir, Abraão teve múltiplas fraturas no corpo e uma lesão no pulmão. Por isso, ele passou a fazer tratamento com um pulmão artificial, utilizando a terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).
"O pulmão dele necrosou. Necrosou de uma maneira que, para ele sobreviver, só se fosse possível fazer um transplante de pulmão. E ele não era elegível na Espanha para o transplante, porque a falta do pulmão prejudicou o rim também. Então, ele ficou fazendo hemodiálise e não entrava no critério de transplante", explicou.
Ainda de acordo com o amigo da vítima, a família tentou transportar o paciente para dar continuidade ao tratamento no Recife em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), mas ele acabou falecendo antes da realização da viagem, que estava programada para a segunda-feira (11).
A previsão é que o corpo de Abraão chegue ao Brasil na noite deste sábado (9). A cerimônia de cremação está marcada para a segunda (11), Memorial Guararapes, após um culto fúnebre na Vem Igreja, congregação que o suboficial frequentava, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
"A especialidade dele era fazer resgate e salvamento aéreo na Aeronáutica. Ele era o maior instrutor dos últimos tempos, que fazia exatamente essas missões de salvamento aéreo [...]. Muito respeitado, muito considerado na Força Aérea e por muitos amigos. Um pai, assim, fantástico", descreveu o amigo de longa data, que serviu com ele na Aeronáutica.
Nenhuma aposta acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio vai a R$ 52 milhões; confira os números e demais sorteios deste sábado (09). em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira
Veja os números sorteados: 25 - 42 - 45 - 48 - 50 - 60
Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou para R$ 52 milhões.
5 acertos: 39 apostas ganhadoras, R$ 59.801,78
4 acertos: 2.904 apostas ganhadoras, R$ 1.323,82
Sport vence a Ponte Preta e 'dorme' na liderança; veja jogos e classificação da Série A e B

Sport venceu a Ponte Preta pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B - Foto: Tiago Sousa/SCR
O Sport é o novo líder do Campeonato Brasileiro da Série B. Chegando a sua terceira vitória seguida na competição, o Leão venceu a Ponte Preta de virada por 3 a 1 neste sábado (9) pela oitava rodada da competição, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
Mesmo com um a menos em boa parte do segundo tempo, os pernambucanos souberam administrar a vantagem no placar e chegaram ao resultado positivo com gols de Felipinho, Barletta e Perotti, seguindo como a única equipe invicta na Segundona.
Sem o técnico Rodrigo Santana, punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com dois jogos de suspensão após polêmica na Copa do Brasil, a Ponte Preta entrou com muitas mudanças na formação e chegaram a começar melhor no jogo, abrindo o placar com o seu gol solitário aos 22 minutos do primeiro.
Local: Moisés Lucarelli (Campinas/SP)
Gols: Diego Tavares (22’ do 1T), Felipinho (30’ do 1T), Barletta (P)
Casal é detido ao tentar fazer sexo em avião na Argentina
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/L/c/3h63TBRoALO2fARsjsyg/fotos-g1-1920-x-1080-px-53-.png)
Avião da empresa Copa Airlines — Foto: Wikicommons
Um casal foi preso neste sábado (9) ao tentar fazer sexo dentro de um avião na Argentina. As informações são do jornal "La Nación".
De acordo com o jornal argentino, um homem de 55 anos e uma mulher de 60 foram abordados, seminus, nos seus assentos. O voo da Copa Airlines, vindo do Panamá, pousou no aeroporto da cidade de Rosário.
Após denúncia de outros passageiros, o chefe da cabine informou as autoridades.
Segundo o "La Nación", a agência de aviação civil da Argentina não tem uma regra específica para a situação específica de prática sexual dentro de aeronave.
O Ministério Público local foi acionado e os envolvidos responderão a um processo criminal por atentado ao pudor. O casal foi levado à delegacia, onde passará por processos burocráticos.
Por Redação g1















.jpeg)