04 novembro 2026

PRODETER BNB participa do encerramento de curso do SENAR sobre beneficiamento de carnes de caprinos e ovinos em Belém do São Francisco (PE)


O Banco do Nordeste participou, na última sexta-feira, dia 30 de novembro de 2026, do encerramento do Curso de Beneficiamento de Carnes de Caprinos e Ovinos, realizado no período de 28 a 30 de novembro, no espaço da Sala do Empreendedor, localizado no Memorial Zé Pereira e Vitalina, no município de Belém do São Francisco (PE).

A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PE), em parceria com o Sindicato Patronal Rural de Belém do São Francisco, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, e a Sala do Empreendedor. A iniciativa teve como objetivo qualificar empreendedores locais, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos sobre técnicas de beneficiamento, processamento e agregação de valor às carnes caprina e ovina.


Durante o curso, a instrutora da área de Agroindústria do SENAR-PE, Alessandra Vasconcelos, apresentou técnicas e inovações aplicadas à manipulação e ao processamento das carnes caprina e ovina. Nas atividades práticas, os participantes aprenderam a preparar cortes especiais, como pernil, carré francês, filé, contrafilé, picanha e costela ripada, além de conhecer diferentes possibilidades de transformação da matéria-prima em produtos de maior valor agregado, a exemplo de linguiças, hambúrgueres e almôndegas.

A programação contou com o apoio e a participação do secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Henrique Lustosa, que prestigiou o encerramento e a apresentação dos produtos elaborados pelos participantes. Na ocasião, agradeceu à instrutora Alessandra Vasconcelos pelo profissionalismo, dedicação e compartilhamento de conhecimentos durante a capacitação.

O representante do Banco do Nordeste, agente de desenvolvimento Adelmo Azevedo, destacou a importância da iniciativa para a qualificação dos empreendedores, a agregação de valor à produção e o fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. O encerramento também contou com a presença de Edmundo Gomes, coordenador do Plano de Ação Territorial (PAT) da Ovinocaprinocultura do PRODETER BNB.

MAIS FOTOS


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD. Adelmo Azevedo/BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.